Doenças geradas pela falta de acesso ao saneamento básico

Share this

A falta de acesso a serviços como o saneamento básico é um dos principais problemas sociais urbanos no Brasil e pode gerar até mesmo doenças. Hoje, sabemos que moradia digna e saúde estão intimamente conectados e por isso não podemos ignorar o fato de que milhões de brasileiros estão vivendo em uma situação perigosa sem acesso a serviços como o saneamento básico. Então, nesse artigo, mostraremos quais são as principais doenças relacionadas ao saneamento básico e mostraremos como a vida dos brasileiros está em risco.

Milhões de brasileiros sem acesso a água e esgoto

De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, de 2022, 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto. Entre eles, crianças, idosos e mulheres que estão expostos a doenças causadas pela ausência de um tratamento correto. Além disso, 35 milhões vivem sem acesso à água potável. No levantamento, vemos que o cenário é pior na região norte do país. Segundo o ranking do saneamento básico, os municípios com menos acesso são Macapá, Porto Velho, Santarém, Rio Branco e Belém.

Principais doenças causadas pela falta de saneamento básico

A falta de saneamento básico facilita a propagação de doenças, principalmente entre os mais jovens. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,7 milhão de crianças de até 5 anos morrem anualmente em ambientes considerados insalubres. As causas são poluição do ar, contaminação da água, falta de higiene e saneamento básico. O investimento em saneamento básico poderia evitar essas mortes, que são produzidas, na maioria das vezes, por doenças que têm origem em bactérias. Algumas das principais são:

  • Diarreia por Escherichia coli;
  • Disenteria bacteriana;
  • Febre Tifóide;
  • Cólera;
  • Leptospirose;
  • Hepatite A;
  • Verminoses;
  • Giardíase;
  • Amebíase;
  • Arboviroses: doenças transmitidas por insetos como Dengue, Chikungunya e outras.

Além das doenças, a falta de saneamento básico gera outros problemas na sociedade e por isso, precisa ser combatida. A Habitat para a Humanidade Brasil realiza projetos de construção de cisternas e reformas habitacionais com a intenção de promover o acesso a saneamento básico, higiene e saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para isso, contamos com doações de empresas e de pessoas que entendem a importância de ajudar o próximo. Já ajudamos mais de 250 mil pessoas em todas as regiões do país, mas queremos fazer ainda mais para lutar contra as desigualdades no Brasil. Portanto, se você também tem o desejo de mudar a realidade brasileira e permitir que mais pessoas tenham acesso aos direitos básicos para viver, apoie nosso trabalho doando agora!