Doenças causadas pela falta de acesso ao saneamento básico

Share this

A falta de acesso a serviços como o saneamento básico é um dos principais problemas sociais urbanos no Brasil e pode gerar até mesmo doenças. Hoje, sabemos que moradia digna e saúde estão intimamente conectados e, por isso, não podemos ignorar o fato de que milhões de brasileiros estão vivendo em uma situação perigosa sem acesso a serviços como o saneamento básico.

Pensando nisso, neste artigo, mostraremos quais são as principais doenças relacionadas ao saneamento básico e mostraremos como a vida dos brasileiros está em risco. Confira!

A questão do saneamento básico no Brasil

De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, de 2022, 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto. Entre eles, crianças, idosos e mulheres que estão expostos a doenças causadas pela ausência de um tratamento correto.

Além disso, 35 milhões vivem sem acesso à água potável. No levantamento, vemos que o cenário é pior na região norte do país. Segundo o ranking do saneamento básico, os municípios com menos acesso são Macapá, Porto Velho, Santarém, Rio Branco e Belém.

Principais doenças causadas pela falta de saneamento básico

A falta de saneamento básico facilita a propagação de doenças, principalmente entre os mais jovens. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,7 milhão de crianças de até 5 anos morrem anualmente em ambientes considerados insalubres. As causas são poluição do ar, contaminação da água, falta de higiene e saneamento básico.

Sendo assim, o investimento em saneamento básico poderia evitar essas mortes, que são ocasionadas, na maioria das vezes, por doenças que têm origem em bactérias. Algumas das principais são:

1. Diarreia por Escherichia coli

A infecção pela bactéria Escherichia coli é uma das principais doenças causadas pela falta de saneamento básico e pode causar diarreia grave, especialmente em crianças pequenas e idosos. A contaminação geralmente ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados.

2. Disenteria bacteriana

A disenteria bacteriana é uma infecção intestinal causada por bactérias como Shigella e Salmonella. Ela pode causar diarreia grave, febre e cólicas abdominais, e é transmitida principalmente pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

3. Febre tifóide

A febre tifóide é uma doença bacteriana grave causada pela bactéria Salmonella typhi. Ela é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes humanas infectadas e pode levar a complicações graves se não tratada adequadamente.

4. Cólera

A cólera é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae. Ela causa diarreia profusa e vômitos, levando rapidamente à desidratação grave e pode ser fatal se não tratada prontamente. A transmissão ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

5. Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de animais infectados. A infecção ocorre pela exposição à água ou solo contaminados, podendo causar febre, dor muscular, icterícia e insuficiência renal.

6. Hepatite A

A hepatite A é uma doença viral que afeta o fígado e é transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes humanas infectadas. Os sintomas incluem febre, fadiga, náuseas, icterícia e dor abdominal.

7. Verminoses

As verminoses são infecções causadas por vermes parasitas intestinais, como lombrigas, ancilostomídeos e oxiúros. Elas podem causar sintomas como dor abdominal, diarreia, anemia e perda de peso, e são transmitidas principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados.

8. Giardíase

A giardíase é uma infecção intestinal causada pelo parasita Giardia lamblia. Ela pode causar diarreia, cólicas abdominais, flatulência e desnutrição, e é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos do parasita.

9. Amebíase

A amebíase é uma infecção intestinal causada pelo parasita Entamoeba histolytica. Ela pode causar diarreia grave com sangue, cólicas abdominais, febre e perda de peso, e é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos do parasita.

10. Arboviroses

As arboviroses são doenças virais transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. Elas incluem doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, que podem ser transmitidas pela água contaminada e causar sintomas graves, como febre, dor muscular e complicações neurológicas.

O saneamento básico é muito importante para a saúde humana

O saneamento básico é fundamental para a saúde humana por diversos motivos:

  • Previne a proliferação de doenças: a falta de acesso a água potável e ao esgotamento sanitário adequado facilita a proliferação de mosquitos, parasitas e outros agentes patogênicos que causam diversas doenças;
  • Reduz a mortalidade infantil: a falta de saneamento básico está associada à morte de milhões de crianças a cada ano, principalmente por doenças diarreicas e respiratórias;
  • Melhora a qualidade de vida: o acesso à água potável e ao saneamento básico contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois reduz o tempo gasto na busca por água e na higiene pessoal, além de diminuir o risco de doenças.

Além das doenças, a falta de saneamento básico gera outros problemas na sociedade e por isso, precisa ser combatida. A Habitat para a Humanidade Brasil realiza projetos de construção de cisternas e reformas habitacionais com a intenção de promover o acesso a saneamento básico, higiene e saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para isso, contamos com doações de empresas e de pessoas que entendem a importância de ajudar o próximo. Já ajudamos mais de 250 mil pessoas em todas as regiões do país, mas queremos fazer ainda mais para lutar contra as desigualdades no Brasil. Portanto, se você também tem o desejo de mudar a realidade brasileira e permitir que mais pessoas tenham acesso aos direitos básicos para viver, apoie nosso trabalho doando agora!