Nossa História

Share this

No Mundo

A ideia que originou a Habitat for Humanity surgiu do solo fértil da Fazenda Koinonia, uma fazenda comunitária em Americus, Geórgia/EUA, fundada pelo fazendeiro Clarence Jordan.

Na fazenda, Jordan e os fundadores da Habitat, Millard e Linda Fuller, desenvolveram o conceito de “habitação em parceria”. O conceito centrava-se naqueles que precisavam de moradia adequada, trabalhando lado a lado com voluntários para construir casas dignas e acessíveis. As casas seriam construídas sem lucro. Os pagamentos das casas dos novos proprietários seriam combinados com empréstimos sem juros fornecidos por apoiadores e dinheiro arrecadado para criar o fundo: The Fund for Humanity, que seria utilizado para construir mais casas.

Em 1973, os Fullers decidiram levar o conceito do “The Fund for Humanity” ao Zaire, hoje República Democrática do Congo. Depois de três anos de trabalho árduo para lançar um programa de construção de casas bem-sucedido, os Fullers retornaram aos Estados Unidos e reuniram um grupo de apoiadores para discutir o futuro de seu sonho: Habitat for Humanity International, fundada em 1976.

Graças em grande parte ao envolvimento pessoal do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter e sua esposa Rosalynn e à conscientização que eles criaram, a Habitat hoje trabalha em todos os 50 estados dos EUA e em mais de 70 países do mundo.

No Brasil

Em 1989, uma trágica enchente em Belo Horizonte (MG) trouxe a organização ao Brasil, com o objetivo de socorrer famílias que ficaram desabrigadas. Foi então que construímos 200 casas no Bairro da Liberdade para as famílias que sobreviveram às enchentes, mas perderam tudo no desastre.

Em 1992, Habitat para a Humanidade foi oficialmente fundada no Brasil.

Em 2001, comemoramos a construção da casa nº 35 mil da organização na América Latina. Na ocasião, recebemos dezenas de voluntários para colocar a mão na massa no Brasil, incluindo os fundadores da Habitat for Humanity, Millard e Linda Fuller.

Neste meio tempo, Habitat Brasil transferiu sua sede de Minas Gerais para o estado de Pernambuco, com objetivo de estar mais próxima dos locais que mais precisavam de projetos. Então, iniciou ações em diversos municípios nordestinos.

Em 2013, Habitat Brasil expandiu sua atuação também para São Paulo, através da implantação do Escritório de Inovações Urbanas. A organização iniciou o projeto de melhorias habitacionais urbanas na comunidade de Heliópolis.

Desde então, a organização segue atuando para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Em quase 30 anos de atuação, a Habitat para a Humanidade Brasil já desenvolveu projetos em 24 estados, transformando a vida de mais de 197 mil pessoas, sempre em parceria com as comunidades e em articulação com o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.