Acesso a água, saneamento e higiene

Share this

Assim como a moradia precária, a dificuldade de acesso a água e saneamento para populações vulneráveis afeta a saúde e o desenvolvimento de milhões de brasileiros há muitos anos.

Ter acesso à água e saneamento básico é essencial para combater a pobreza, garantir a saúde e vida digna, sustentar o crescimento econômico e um meio ambiente equilibrado. Uma família que não têm acesso adequado de esgoto está mais propícia a desenvolver doenças.

Em tempos de pandemia, mais do que nunca, o acesso a esses recursos básicos também significa salvar vidas.

Ampliar o acesso à água e ao saneamento básico é um dos pilares fundamentais do trabalho da Habitat para a Humanidade Brasil. Desde 2007, construímos cisternas para captar e armazenar água da chuva para apoiar famílias nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco, ambas regiões de seca. Mais de 700 cisternas foram construídas nesse período, impactando cerca de 3.500 pessoas.

Com a chegada da pandemia em 2020, foi necessário ampliar nossos projetos para apoiar quem mais precisa. Por isso passamos a realizar reformas emergenciais com o objetivo de beneficiar famílias de comunidades e periferias com melhorias em suas casas a fim de eliminar as precariedades que podem agravar a transmissão da COVID-19.

As obras vão desde a instalação de caixas d’água, até reformas de banheiros e readequação de espaços para melhorar a circulação de ar. Desde então, mais de 400 obras de acesso à água e ao saneamento foram realizadas, beneficiando 2.000 pessoas.

Ainda devido à crise sanitária causada pela pandemia, desenvolvemos soluções comunitárias de acesso à água e higienização. A organização instalou mais de 400 pias comunitárias em favelas e regiões periféricas de todo o país para que mais de 140 mil pessoas possam higienizar as mãos todos os dias.

O que realizamos até agora

724

cisternas construídas

475

pias comunitárias instaladas

453

reformas emergenciais realizadas

5.885

pessoas impactadas com soluções de acesso a água e sanamento

140 mil

pessoas usando as pias comunitárias todos os dias

Conheça nossos projetos ativos:

Água para Vidas

O projeto tem o objetivo de apoiar famílias em diversos municípios da região do semiárido e sertão nordestino a terem acesso à água potável em suas casas. Há mais de dez anos, realizamos reformas nos telhados das moradias e construímos cisternas para captação e armazenamento da água da chuva.

Reformas Emergenciais

Em 2020, passamos a realizar reformas emergenciais com o objetivo de beneficiar famílias de comunidades e periferias com melhorias em suas casas a fim de eliminar as precariedades que podem agravar a transmissão da COVID-19. As obras vão desde a instalação de caixas d’água, até reformas de banheiros e readequação de espaços para melhorar a circulação de ar. 

Uma Mão Lava Outra

Lavar as mãos é uma das principais formas de reduzir a transmissão de microrganismos causadores de doenças. Por isso, lançamos em 2020 a campanha #UmaMãoLavaOutra, que contou com apoio de parceiros, voluntários e doadores, e instalou pias comunitárias em favelas e regiões periféricas de todo o país.

Quer receber mais informações sobre esse projeto?