Saneamento nas escolas

Share this

O Projeto Saneamento nas Escolas: Piloto – Marajó/PA, realizado pela Habitat para a Humanidade Brasil, surge para enfrentar os desafios de saneamento básico nas escolas do arquipélago do Marajó. Com o objetivo de promover melhorias nas condições sanitárias, saúde, e ambientes propícios ao aprendizado, o projeto busca fortalecer as comunidades locais e garantir acesso ao saneamento básico.

A primeira etapa do projeto incluiu um levantamento de dados inéditos, divulgado através de uma plataforma interativa. Esta plataforma permite que todos os interessados acompanhem o progresso do projeto de maneira transparente e acessível, compreendendo as necessidades específicas de cada escola e as soluções implementadas para melhorar o acesso à água e saneamento.

A Mesorregião do Marajó, situada na foz do rio Amazonas, no Estado do Pará, é a maior ilha fluviomarinha do mundo. Com uma geografia complexa e uma população majoritariamente rural, a ilha é conhecida por sua beleza natural e riqueza cultural. No entanto, enfrenta desafios significativos em relação ao acesso ao saneamento básico, especialmente nas escolas.

A falta de infraestrutura adequada de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos compromete a saúde e a segurança dos estudantes e profissionais, impactando negativamente o processo educativo.

No Marajó, quase 94% das escolas com até 50 alunos não têm acesso ao abastecimento público de água. Quase 60% não têm tratamento de esgoto adequado, 37,4% não têm banheiro, 89,4% (356 escolas) não têm coleta de lixo e 45,7% não têm energia elétrica.

A ausência de saneamento básico, que inclui o fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem urbana, afeta não apenas a qualidade de vida, mas também o acesso à educação e à saúde. No arquipélago do Marajó, essa questão é ainda mais urgente devido à privação desse direito por grande parte da população que vive em áreas rurais e alagáveis.

Esta plataforma interativa foi desenvolvida para facilitar a divulgação dos resultados do levantamento inicial de dados e garantir transparência e acessibilidade. A plataforma também permitirá acompanhar o avanço do projeto, compreender as necessidades específicas de cada escola e observar como as soluções estão sendo implementadas para melhorar o acesso à água e saneamento.

Linha do Tempo

Etapa A

2023

A

Janeiro a agosto

Adesão dos municípios

Seleção das equipes de mobilização

Treinamento das equipes de mobilização

Pesquisa de campo em todos os municípios dos arquipélago

Diagnóstico

2024

Junho

Lançamento do diagnóstico

Etapa B

B

Implementação das soluções

Educação Contextualizada no Núcleo 1

Etapa C

C

Implementação das soluções

Educação Contextualizada no Núcleo 2

Etapa D

D

Implementação das soluções

Educação Contextualizada nos Núcleos 3 e 4

Fotos do Componente A

Instituto Água e Saneamento (IAS)

O Instituto Água e Saneamento (IAS) é uma organização civil sem fins lucrativos com a missão de somar esforços para garantir a universalização do saneamento no Brasil, especialmente para ampliação do acesso ao esgotamento sanitário.

A Cáritas Brasileira é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas.

Instituição que representa as mais de 500 comunidades quilombolas paraenses nos planos estadual e nacional. A origem e a história da Malungu estão fortemente associadas à luta travada por mulheres e homens quilombolas com o objetivo de efetivar e garantir seus direitos territoriais reconhecidos na Constituição Federal Brasileira de 1988.

É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua hoje em seis estados brasileiros e tem sua sede nacional no Rio de Janeiro. Desde suas origens, esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo.

Apoio