Ação emergencial de resposta à COVID-19

Share this

Em 2020 convivemos lado a lado com as incertezas que a pandemia da COVID-19 nos impôs. Viver nessa nova realidade exigiu de todos muita força, resiliência e esperança. A Habitat para a Humanidade Brasil acompanhou de perto a luta de milhares de famílias e grupos vulnerabilizados, que sofreram de forma ainda mais dura os impactos desta crise. 

Antes do Coronavírus, milhões de pessoas já viviam em condições precárias de moradia, sem acesso à água potável e saneamento básico. Em 2020, elas se juntaram a outros milhões que perderam sua renda.

Para essas pessoas, seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde - “Fique em casa”, “Lave bem as mãos”, “Alimente-se bem para reforçar a imunidade” - não é tão simples quanto parece.

Logo no início da quarentena, a Habitat para a Humanidade Brasil percebeu que o impacto da pandemia seria grande e devastador nas comunidades mais vulneráveis. Por isso, a organização agiu rápido para apoiar essas famílias de forma emergencial e coletiva. A organização articulou voluntários, parceiros, doadores, empresas e comunidades para tentar minimizar o impacto do Coronavírus em favelas e periferias de todo país.

Através de campanhas de engajamento e mobilização e arrecadação de doações, a organização conseguiu chegar em 291 comunidades de 24 estados brasileiros, com alimentos, produtos de higiene, água potável e máscaras. Além disso, desenvolvemos soluções comunitárias de acesso à água e melhorias habitacionais.

Em paralelo, a organização seguiu incidindo politicamente em articulação com diversas entidades, movimentos sociais e coletivos para monitorar a atuação do poder público no combate à pandemia, fortalecer a voz das comunidades, e exigir que medidas concretas fossem tomadas pelo poder público para proteger essas populações.

O que até agora

9.567

cestas básicas distribuídas

70

toneladas de alimentos doados

1,2

milhão de litros de água potável

80 mil

máscaras distribuídas

30

coletivos locais fortalecidos

136

parceiros mobilizados

291

comunidades impactadas

24

estados brasileiros com atuação

Premiação

A atuação da organização em prol de diminuir os impactos da COVID-19 nas periferias foi reconhecida internacionalmente. Recebemos uma menção honrosa do Prêmio 2020 de Direitos Humanos da União Europeia. A edição foi dedicada ao tema “Juntos pela proteção e defesa dos direitos humanos em tempos de pandemia de coronavírus”.

Parceiros patrocinadores

ue : Brand Short Description Type Here.
sep : Brand Short Description Type Here.
metlife : Brand Short Description Type Here.
vc : Brand Short Description Type Here.
privalia : Brand Short Description Type Here.
somfy : Brand Short Description Type Here.
cardif : Brand Short Description Type Here.
ved : Brand Short Description Type Here.
GM : Brand Short Description Type Here.
synapcom : Brand Short Description Type Here.
idaplast : Brand Short Description Type Here.
fio cruz : Brand Short Description Type Here.