Ranking da desigualdade do saneamento básico no Brasil

Share this

De acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, 100 milhões de brasileiros vivem sem coleta de esgoto. O levantamento foi feito com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional e, na conta oficial, nem sempre entra quem vive em condições precárias, em invasões. Segundo o levantamento, apenas a metade do esgoto coletado no país é tratado. Da análise das condições de saneamento básico nas 100 cidades mais populosas do Brasil, saiu um ranking que alerta para a desigualdade que existe no país.

Nas primeiras posições, ou seja, nas localidades com melhor aproveitamento de saneamento básico, predominam as cidades do Sudeste e Sul do país:

  • Santos;
  • Uberlândia;
  • São José dos Pinhais;
  • São Paulo e Franca.

Enquanto isso, nas últimas colocações estão municípios das regiões Norte do Brasil:

  • Macapá;
  • Porto Velho;
  • Santarém;
  • Rio Branco;
  • Belém.

Podemos notar que os dados do ranking do saneamento básico também refletem a desigualdade econômica dentro do Brasil. O estudo mostrou que as cidades mais adiantadas na solução dos problemas de saneamento foram as que mais investiram. Aquelas que apresentaram melhores índices investiram, em média, R$135 por habitante. Por outro lado, os lugares de maior precariedade no saneamento básico destinaram uma média de R$48 por pessoa – 64% a menos.

Fonte: Instituto Trata Brasil

Ajude a combater a desigualdade e a lutar por saneamento básico

Água tratada e saneamento básico é um direito de todos, por isso, desenvolvemos projetos que proporcionam melhorias habitacionais e levam água e saneamento básico a quem mais precisa. Somos uma organização da sociedade civil que combate as desigualdades e luta para garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver.

Atuando no Brasil desde 1992, já transformamos mais de 230 mil vidas, mas não fazemos isso sozinhos. Para realizar nossas ações, contamos com doações e com a parceria de empresas e entidades que querem fazer mais pelo país, porque sabem que só assim podemos acabar com as desigualdades. Com isso, promovemos a união para que as pessoas vivam com dignidade e tenham melhores oportunidades. Então, se você também pensa assim, junte-se a nós. Doe agora e contribua com os nossos projetos de saneamento básico!