Habitat Brasil lança ação para apoiar 1.200 pessoas, vítimas das chuvas na Bahia e Minas Gerais

Share this

Para apoiar famílias vítimas das chuvas intensas na Bahia e em Minas Gerais, a Habitat Brasil está em campanha para conseguir ajuda e recursos e reconstruir essas regiões. As inundações deixaram mais de 815 mil pessoas desabrigadas e mais de 100 mil pessoas se encontram em situação precária de moradia.

O sul da Bahia e 341 municípios de Minas Gerais estão passando por uma situação de emergência por conta das fortes chuvas. Em dezembro de 2021, a Bahia foi o lugar que mais choveu no mundo. Em Minas Gerais, desabamentos, deslizamentos e inundações são registrados em pontos críticos de diversas cidades.

Com o projeto, que tem meta de arrecadação inicial de R$ 4 milhões, vamos contemplar famílias que recebem até dois salários mínimos nas áreas afetadas. As 450 intervenções serão feitas de acordo com a necessidade de cada moradia, podendo incluir estrutura em risco; instalações elétricas e /ou hidráulicas comprometidas; reconstrução de muros e outras partes da casa. 

“Está claro que as mudanças climáticas têm causado catástrofes maiores e cada vez mais frequentes. As populações que vivem em condições mais vulneráveis de moradia são as que mais sofrem. No caso recente das inundações na Bahia, é isso que estamos presenciando mais uma vez. Depois dos atendimentos emergenciais e da limpeza e remoção dos escombros é hora de pensar em reconstruir as moradias. Restarão uma infinidade de moradias com necessidades de reparos e melhorias para que famílias possam ter novamente uma casa digna e adequada. É aqui que Habitat Brasil e sua rede de parceiros podem ajudar mais, de maneira mais efetiva e permanente”

Mário Vieira, diretor executivo da Habitat Brasil.

Um artigo da fundação FioCruz ressalta que pessoas que residem em moradias precárias sofrem mais em eventos extremos tais como inundações, tornados, furacões e outros. Segundo a conclusão, os desastres ambientais têm alto percentual de responsabilidade pelo déficit habitacional no Brasil. Em outro estudo, realizado pela empresa de investimento e gestão TCP Partners, o déficit habitacional deve ter atingido a marca de 6.102 milhões de moradias em 2021.

Por isso, além de oferecer ajuda às famílias vítimas da chuva na Bahia e Minais Gerais, a Habitat Brasil segue atuando em todo território nacional. Assim, espera poder combater o déficit habitacional e melhorar a vida de milhares de pessoas. Então, se você se identifica com as nossas causas, clique no botão abaixo e doe agora!