Um em cada cinco brasileiros vive em habitação precária

Share this

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que cerca de 45 milhões de brasileiros moram em uma habitação precária. Os dados da Síntese dos Indicadores Sociais considera habitação precária as moradias com as seguintes características:

  • Casas construídas com restos de madeira
  • Casas sem banheiro
  • Locais onde famílias gastam mais de 30% da renda com aluguel
  • Moradias sem documento de posse ou propriedade
  • Habitações onde mais de 3 pessoas dividem o mesmo quarto

Como não é de se espantar, os números afetam, principalmente, a população mais pobre. Dentre aqueles cujo rendimento mensal é menor do que R$ 436, a situação é mais grave – são 43,2% vivendo em uma habitação precária.

Negros e pardos são maioria vivendo em habitações precárias

Além de serem aqueles que mais sofrem sem acesso a saneamento básico e outros direitos básicos, os negros e pardos são maioria vivendo em uma habitação precária. O estudo do IBGE mostra que 26,5% das residências onde vivem negros e pardos são precárias. O número cai para 15% quando são brancos. No total de pessoas vivendo em habitações precárias, 31,3 milhões são negros ou pardos e 13,5 brancos.

Falta de documentação é o maior vilão

De todas as características que compõem o índice sobre habitações precárias, a falta de documentação que comprove a posse ou propriedade do imóvel é a que mais aparece. No estudo, 11,5% da população residia em domicílios próprios, mas sem documentos de comprovação da propriedade. Entre os mais pobres, o índice é de 21,4%. Esta insegurança é um desafio para milhões de brasileiros que vivem a ameaça do despejo.

Fonte: IBGE

O que fazer para combater a falta de moradia digna?

Investir em moradia digna é fundamental para combater a desigualdade social e construir um futuro melhor. Por isso, apresentamos nossos projetos como uma alternativa para ajudar diretamente quem precisa.

Através de ações que visam levar água, saneamento básico e higiene às pessoas que vivem em situações precárias, ajudamos a transformar realidades. Mais de 200 mil pessoas já foram beneficiadas por nossos projetos no Brasil e queremos continuar este trabalho, mas para isso precisamos de ajuda. Através da sua doação, podemos realizar mais iniciativas que mudam a vida das pessoas e construir um futuro melhor.

Então, doe agora e comece a apoiar nossa luta contra a desigualdade, por moradia digna para mais brasileiros.