Como lidar com a falta de saneamento básico no Brasil

Share this

Saneamento básico é um dos serviços mais fundamentais e um direito que deveria ser garantido a todos, mas no Brasil, isso não acontece. A falta de acesso à saneamento básico já dura décadas e coloca em risco a saúde das pessoas, pois gera doenças que prejudicam toda a população. Pensando nisso, trouxemos neste post algumas soluções que podem ajudar a lidar com a falta de saneamento básico no Brasil. Confira!

Números da falta de saneamento básico no Brasil

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, atualmente 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada e 100 milhões não têm rede de esgoto. As regiões mais afetadas são do Norte do país, conforme mostra o ranking da desigualdade do saneamento básico, elaborado pela Habitat para a Humanidade Brasil com dados do Instituto Trata Brasil.

Outro dado impactante é que as mulheres são as que mais sofrem com a falta de acesso à água e saneamento básico. São 16 milhões de mulheres vivendo sem água tratada e 41,4 milhões não têm tratamento de esgoto em casa. Todos esses números mostram que é fundamental agir e encontrar soluções para lidar com a falta de saneamento básico. Nesse sentido, devemos:

Cobrar das autoridades um plano estratégico responsável

Acompanhar os candidatos eleitos e cobrar uma postura ativa de combate à desigualdade no acesso ao saneamento básico. O novo Marco Regulatório do Saneamento Básico é um dos mecanismos criados e que podem ajudar nessa frente. O objetivo é conseguir realizar projetos até 2033 para que 99% da população tenha água potável e 90% coleta e tratamento de esgotos.

Fiscalizar os recursos públicos

Não podemos virar as costas depois de eleger um candidato. Pelo contrário, depois de eleitos, eles devem demonstrar o comprometimento e honrar as promessas feitas antes de assumirem os cargos. Para isso, podemos usar os mecanismos de transparência de contas que existem justamente para que possamos acompanhar os gastos públicos.

Apoiar iniciativas de organizações sem fins lucrativos

Por fim, uma maneira direta de lutar contra a falta de saneamento básico é apoiar organizações que trabalham nessa frente. ONGs como a Habitat Brasil realizam um trabalho fundamental no combate à falta de saneamento básico através de projetos de reformas e melhorias habitacionais. Entre as ações que realizamos estão a instalação de caixas d’água, reformas de banheiros e construção de cisternas com o intuito de levar acesso à água e saneamento básico até as regiões mais vulneráveis do país.

Nosso objetivo é possibilitar que cada vez mais pessoas tenham uma moradia digna, com seus direitos básicos e fundamentais respeitados. Somente assim poderemos dar um fim à desigualdade social que há no Brasil. Se você acredita nesse ideal, apoie nosso trabalho, doe agora e contribua com a nossa luta.