Em parceria com a empresa alemã 3P Technik, Habitat Brasil implementa projeto de banheiros secos que funcionam sem água, eletricidade, compostagem ou produtos químicos
Habitat Brasil implementou 16 banheiros secos que funcionam sem água, eletricidade, compostagem ou produtos químicos. A tecnologia desenvolvida pela empresa alemã 3P Technik atendeu 84 pessoas de 16 famílias que vivem na cidade de Riacho das Almas, zona rural de Pernambuco. O sistema sanitário Sani Solar não polui o ambiente e se adapta às condições climáticas de regiões áridas e semiáridas.
O acesso à água potável e ao saneamento básico é uma das principais demandas da região. Apenas 27,8% da população do município tem acesso aos serviços de abastecimento de água e nenhuma família que vive na área rural tem acesso aos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos esgotos sanitários.
É comum que muitas pessoas utilizem como banheiro espaços abertos e comunitários no exterior de suas casas. Estes locais, além de risco de doenças, fornecem pouca privacidade e colocam mulheres e crianças em risco de violência sexual.
Para execução do projeto, selecionamos famílias de baixa renda de até cinco membros que não tinham acesso a um banheiro adequado. A equipe da Habitat também foi responsável por capacitar as famílias, monitorar a constância do uso e realizar entrevistas de acompanhamento com os beneficiários para avaliar a aceitação.
Resultado da Experiência
Os banheiros secos tiveram uma boa aceitação. A facilidade de uso, o fato de evitar mau odor e presença de moscas foram os principais pontos relatados pelas famílias beneficiadas.
A novidade foi bem recebida inclusive pelas crianças, e os dados da avaliação apontam que houve uma redução considerável na ocorrência de casos de diarreia. Ao todo, o projeto piloto protegeu 30 crianças contra doenças infecciosas, picadas de insetos e animais e violência sexual.
“A grande melhoria que teve foi porque antes a gente não tinha banheiro… A gente utilizava o mato para satisfazer as necessidades, então tínhamos que ir lá sempre, se tivesse chovendo ou se tivesse o sol quente. Hoje temos um banheiro que nos protege do sol e da chuva. Eu pensei que ia ser difícil, mas está sendo uma experiência boa, tudo super fácil, nada difícil! Eu gostei, foi uma experiência excelente pra a gente aqui.” – Natália , uma das beneficiárias do projeto piloto
A Habitat para a Humanidade Brasil acredita que o sistema sanitário produzido pela empresa alemã 3P Technik pode ser uma solução para a vivência de famílias que sofrem por não terem acesso à água e ao saneamento básico, sobretudo no Nordeste brasileiro.
Assista ao webinar promovido pela Habitat para a Humanidade Brasil sobre a experiência do projeto piloto desenvolvido.