19 de novembro – Dia Mundial do Banheiro
Habitat Brasil promove solução inovadora para a problemática da água e do saneamento básico no nordeste brasileiro
De acordo com a SNIS (2017), 26% da população nordestina não têm acesso à água e mais de 39 milhões de nordestinos não têm acesso a saneamento básico, 73% da população da região. Esse cenário cria para essa população um novo vilão: o banheiro.
Muitas das famílias que vivem nessa situação utilizam como banheiro espaços abertos e comunitários no exterior de suas casas. Estes espaços impõem risco de contágio de doenças, fornecem pouca privacidade e colocam mulheres e crianças em situação de desconforto e risco de violência sexual. Espaços como esse podem ser compartilhados por até 6 famílias. Além disso, como não existe fossa, fezes e urina permanecem expostas proliferando doenças e poluindo o meio ambiente.
A organização social Habitat para a Humanidade Brasil vem desenvolvendo projetos na região semiárida nordestina desde 2005. E diante desse cenário, a organização inicia este ano o desenvolvimento de um projeto piloto que beneficiará 16 famílias de baixa renda, que vivem na região do agreste pernambucano, com a instalação de uma tecnologia revolucionária para a região: banheiros secos, que não utilizam água e não poluem o meio ambiente.
Após a instalação dos 16 banheiros, a organização inicia um acompanhamento de 2 anos junto a essas famílias para garantir o uso adequado e avaliar de perto os reais impactos dessa tecnologia inovadora na vida das famílias e no meio ambiente. O objetivo é utilizar este piloto para aumentar a eficiência e eficácia da solução e levá-la a mais famílias que sofrem com a falta de acesso à água e saneamento. Os banheiros foram criados pela 3P Technik na Alemanha e trazidos para o Brasil pela organização.
Vera é uma das moradoras que vai receber o banheiro. Ela mora em Riacho das Almas (PE) em uma casa de taipa com o marido e dois filhos, de 9 e 4 anos. Sua casa não tem banheiro e nem fossa séptica. A água que sua família consome vem do armazenamento de uma cisterna construída pela organização.