Banheiro Seco Sani Solar

Aliados

Share this

A organização Habitat para a Humanidade Brasil vem desenvolvendo diversos projetos na região semiárida nordestina desde 2005, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade a terem condições adequadas de moradia, incluindo saneamento e acesso a água potável. Através desta convivência com o semiárido, outras demandas urgentes foram identificadas e apontadas pelas próprias famílias. A mais crítica, tirando a falta de acesso a água, é a falta de banheiros e saneamento.

As medidas emergenciais tomadas para combater a seca são ligadas à instalação de cisternas fornecidas por órgãos governamentais e organizações não-governamentais, para ajudar famílias a armazenar água de chuva. A Habitat Brasil é uma dessas organizações, com um programa voltado para adequação de telhados e construção de cisternas para captação e armazenamento de água de chuva.

As famílias que possuem cisternas para armazenar água, no entanto, utilizam essa água apenas como água para consumo humano, pois o volume armazenado é insuficiente para ser utilizado para saneamento e esse uso pode comprometer o estoque de água que deveria manter famílias supridas de água potável durante os meses de seca.

Em face a esta situação, muitas famílias utilizam espaços no exterior da casa, muitas vezes cobertos por uma vegetação típica da região chamada aveloz. Estes espaços são abertos, impõem risco de contágio de doenças, fornecem pouca privacidade e colocam mulheres em situação de desconforto e risco de violência sexual. Problemas de infraestrutura também acometem a região, e sistemas de poços e esgotamento são inexistentes.  

Acesso limitado à saneamento básico são grandes desafios para as comunidades da região. Cerca de 60% das casas dependem deste tipo de banheiro, compartilhado muitas vezes entre duas a seis famílias, podendo levar inclusive a higiene comprometida. Como não existe fossa, fezes e urina são expostas, produzindo odores e proporcionando espaço para proliferação de moscas que instigam doenças diarreicas nas comunidades.  

Por isso, em 2019, Habitat para a Humanidade Brasil inicia o desenvolvimento de um projeto que beneficiará 16 famílias vivendo em zonas rurais, em situação de pobreza, no município de Riacho das Almas. Os banheiros secos utilizados são da 3P Technik, que não utilizam água e possibilitam a compostagem durante seu uso.

Escritório Nacional
CNPJ:
65.171.860/0001-33
Endereço: Rua São Gonçalo, 118 – Boa Vista, Recife, PE – 50070-600 – Brasil
Tel: 55 81 3221 3137
Email: habitat@habitatbrasil.org.br

Escritório de Inovações Urbanas
CNPJ:
18.093.824/0001-19
Endereço: Rua Estela, 515 – Vl. Mariana, São Paulo, SP – 04011-904 – Brasil
Tel: 55 11 5084-6698
Email: contato@hph.org.br

© Todos os direitos reservados – 2018 – Habitat para a Humanidade Brasil – Desenvolvindo por Brifô