Liderada pela Habitat para a Humanidade Brasil, a articulação Colabora HabitAção reúne mais de 60 organizações, ONGs, empresas e negócios de impacto que trabalham com melhorias habitacionais e com o direito à moradia. Após o 1º encontro presencial que aconteceu em São Paulo, as organizações assinaram um manifesto reafirmando o compromisso em combater os principais desafios do setor de habitação. Assim, foi criada uma carta de intenções em prol do acesso á moradia digna.
A articulação surgiu no início da pandemia de coronavírus em 2020 e, diante da importância que a moradia tomou neste momento, diversas organizações se uniram para trocar experiências e trabalhar em conjunto para encaminhar os desafios em escala local e nacional. Dessa forma, nasceu um coletivo que promove a troca e aprendizagem para que quem está na ponta, nas comunidades, sejam impactados da forma mais rápida e eficiente possível.
A Articulação Colabora HabitAção entende que para encaminhar os desafios para a garantia do direito à moradia digna para mais brasileiros é necessário um esforço coletivo que envolve toda a sociedade. Sendo assim, empresas, sociedade civil, poder público e movimentos sociais precisam se unir.
Por isso, o grupo se reuniu no 1º Encontro Colabora HabitAção, dos dias 31/03 a 02/04, em São Paulo, para criar um plano de ação, mapear metas e desafios.
Confira a Carta de Intenções da Articulação Colabora HabitAção
Chegamos a esse primeiro encontro da Articulação Colabora HabitAção ainda vivenciando a maior tragédia sanitária e humanitária que o nosso país já viveu, uma tragédia que tirou a vida de mais de 600 mil pessoas no Brasil e escancarou as desigualdades no acesso à saúde, no acesso à serviços básicos como água e esgoto, no acesso à direitos fundamentais, entre eles o direito à moradia adequada.
O trabalho das organizações que formam a Articulação Colabora HabitAção tem potencial para contribuir de maneira significativa com a redução das condições de precariedade das moradias. Por isso mesmo, faz-se cada vez mais necessário o fortalecimento dessa articulação e das organizações que a compõe.
Por isso, nós, as organizações que integram este grupo, nos comprometemos a trabalhar em conjunto e colaborar para o endereçamento prioritário dos seguintes desafios do setor nos próximos 2 anos:
- Capacitação e inclusão de mão de obra feminina para melhorias habitacionais;
- Discutir e desenhar e implementar modelos de Preço Social com a indústria de materiais da construção civil;
- Trabalhar na proposta e modelagem do “modelo mix” (crédito + doação), para criação de faixas de subsídio para apoiar as famílias dos territórios onde atuamos.
O trabalho para o desenvolvimento desses temas seguirá as dinâmicas já implantadas até aqui pela Articulação e nos comprometemos a participar no desenvolvimento de soluções para as questões prioritárias e outros temas que aparecem durante a nossa jornada. Para tanto, firmamos o presente documento.
Quem assina
- Abra Arquitetura
- ArqCoop+
- Arqpodemos
- Arqtodos
- Arquitetas Nômades
- Arquitetos da Vila
- Arquitetura Faz Bem
- Arquitetura Humana
- Associação Onze8
- Athos Servtec
- ATOS Colaborativos
- Aza Vital
- Bom Viver
- Coletivo Meio
- Comuta
- Construnir Engenharia
- Cura
- Dona Obra
- EficiObra
- Engenheiros Sem Fronteiras – Porto Alegre
- Estudio Polis
- Geathis
- Habitat para a Humanidade Brasil
- Hublar
- Kopa Coletivo
- Modlar
- Moradigna
- Panã
- Porta e Janela
- Reparação
- Sul Arquitetura
- Traço e Ato
- Viverde Casa
Como ajudar a lutar pelo direito à moradia digna?
Moradia digna é um direito que não é respeitado no Brasil e por isso, milhares de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, sem acesso à serviços como água, saneamento básico e higiene. Nesse sentido, a Habitat para a Humanidade Brasil se coloca como um agente importante no combate às desigualdades e em busca de justiça social. Nossa intenção é fazer com que as pessoas que mais precisam de ajuda, possam receber apoio e tenham seus direitos respeitados. Para isso, contamos com doações e assim, desenvolvemos projetos de construção e melhorias habitacionais em moradias precárias.
Nossas ações acontecem em comunidades urbanas e também em áreas rurais, porque entendemos a importância de alcançar o máximo de locais que não recebem a atenção dos órgãos públicos. Dessa forma, podemos levar a esperança a quem foi esquecido há muito tempo.
Então, se você também acredita que é possível combater as desigualdades e construir um Brasil melhor, junte-se a nós. Doe agora e contribua com nossos projetos para lutar contra o problema da moradia no país.