O direito de brincar das crianças é um assunto tão sério que é obrigatório ter brinquedoteca em hospitais. Isso conforme a Lei n.º 11.104, de 21 de março de 2005. Você sabia?
O intuito é garantir que as crianças continuem seu desenvolvimento não apenas físico, mas também social, cognitivo e emocional, auxiliando no controle e tratamento de doenças. Além disso, a brinquedoteca contribui para as famílias passarem momentos agradáveis juntas, mesmo em contextos delicados, como o diagnóstico de problemas de saúde.
Até porque, o direito de brincar é garantido pela Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Inclusive, crianças que não brincam tendem a se tornarem mais sedentárias, solitárias e deprimidas, segundo Evelyn Eisenstein, coordenadora do grupo de trabalho em Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Apesar disso, esse direito tem sido muitas vezes restrito para quem tem dinheiro. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Importância do brincar para o desenvolvimento infantil
Brincar não é apenas diversão, mas um processo fundamental para o desenvolvimento infantil. A seguir, saiba mais detalhes!
Maneira natural de aprender
Brincar é uma maneira natural de aprender. Quer dizer, quando as crianças brincam, elas exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades sociais e aprendem a resolver problemas.
Por exemplo, as brincadeiras constroem um ambiente seguro para os pequenos interagirem com outras crianças e adultos. Assim, elas aprendem a compartilhar, colaborar, negociar, respeitar as diferenças, além de construir relacionamentos saudáveis.
Brincar estimula a criatividade e a imaginação
A partir das brincadeiras, as crianças podem expressar seus sentimentos e ideias com segurança, qualidade fundamental para construir identidade e autoestima. Além disso, por meio do jogo, elas também exercitam o corpo, melhorando a coordenação e a saúde física.
Desenvolvimento motor e sensorial
As brincadeiras estimulam os sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e os movimentos do corpo, fortalecendo músculos, coordenação e equilíbrio.
E ainda, ao explorar objetos e o ambiente, as crianças aprendem sobre formas, cores, texturas e conceitos como “cima”, “baixo”, “dentro” e “fora”. Essa exploração é essencial para desenvolver a linguagem e o pensamento.
O direito de brincar ainda não é realidade para todas as crianças
Apesar do brincar ser fundamental para o desenvolvimento integral, diversos fatores dificultam o acesso a esse direito. Um dos principais são as moradias inadequadas, especialmente em áreas de risco ou com infraestrutura precária, que limitam o espaço, a segurança e a saúde das crianças.
A partir de 2020 — intensificado pela pandemia da covid-19 — houve um crescimento de moradias inadequadas para crianças e adolescentes. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O índice é maior na região Norte (percentual de quase 30%), nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sobretudo entre pessoas negras e indígenas.
As consequências disso atingem principalmente a primeira infância (0 aos 6 anos), fase em que ocorre o desenvolvimento cerebral. Por exemplo, imagine uma criança de 5 anos que mora em uma casa pequena e superlotada, sem espaço seguro para brincar.
A falta de um ambiente estimulante — com áreas verdes e livre de perigos, por exemplo — pode comprometer o desenvolvimento integral. Logo, é como se as condições financeiras, a raça e o território ditassem o potencial de desenvolvimento de uma criança, impactando diretamente seu futuro.
Apoie o direito das crianças brincarem!
Você se sensibilizou com os dados trazidos? É possível oferecer espaços dignos e seguros, apoiando o direito das crianças brincarem, com a iniciativa de 100 mil pisos para brincar.
Trata-se de um projeto que visa substituir pisos de terra batida por pisos adequados em casas de famílias com crianças na primeira infância. Assim, criamos espaços mais saudáveis e seguros para os pequenos brincarem, crescerem e se desenvolverem.
A meta é até 2028 transformar 5 mil pisos, começando pelo semiárido nordestino. Em outros países da América Latina, a iniciativa já substituiu milhares de pisos precários, com resultados como:
- redução drástica de doenças;
- melhora no desenvolvimento cognitivo das crianças;
- aumento da qualidade de vida;
- etc.
Conforme mencionado, toda criança tem direito de brincar. Porém, para brincar de forma segura e saudável, é preciso ter um ambiente adequado. Um piso de concreto ou com revestimento, por exemplo, faz toda a diferença, ao oferecer um espaço limpo, seguro e estimulante.
Diante disso, convidamos você a conhecer o nosso projeto 100 mil pisos para brincar. Com ele, é possível transformar a vida de milhares de crianças, proporcionando espaços dignos e seguros para brincar e crescer. Acesse o nosso site e saiba mais!