A Habitat para a Humanidade, em parceria com a Federação Interamericana do Cimento (FICEM), está trazendo a iniciativa latinoamericana 100 mil pisos para brincar para o Brasil. Lançada mundialmente em 2022, ela tem como objetivo transformar a vida de famílias em moradias vulnerabilizadas, com foco no desenvolvimento saudável das crianças.
Por que essa campanha é essencial?
Moradias precarizadas podem impactar negativamente a saúde e o desenvolvimento de seus habitantes, desde a infância até a fase adulta. O Brasil enfrenta atualmente um déficit qualitativo de aproximadamente 25 milhões de habitações que necessitam de melhorias para a correção de problemas estruturais. É nesse contexto que a iniciativa 100 mil pisos para brincar chega ao país.
O que estamos fazendo?
No dia 9 de outubro, lançaremos oficialmente a iniciativa no Brasil. Nosso principal objetivo é substituir os pisos precários, muitas vezes cobertos apenas por uma fina camada quebradiça de cimento, por concreto e revestimento em moradias vulnerabilizadas. Isso tornará esses ambientes mais saudáveis, beneficiando especialmente famílias com crianças em sua primeira infância, garantindo que elas possam se desenvolver de maneira adequada.
Por que focar na primeira infância?
As crianças, especialmente as mais jovens, são as mais afetadas por pisos precários. Elas se tornam vulneráveis devido à necessidade de engatinhar, brincar e andar, ficando em contato direto com o chão. Pisos de terra ou inadequados podem desencadear inúmeras infecções, incluindo anemia, desnutrição e diarreia, devido à presença de parasitas, bactérias e insetos.
Um estudo conduzido pelo Banco Mundial e pela Universidade da Califórnia indica que a substituição de pisos de terra por concreto no México resultou em reduções significativas nas taxas de infecções parasitárias (78%), diarreia (49%) e anemia (81%) entre as crianças. Além disso, ter um piso adequado contribuiu para um aumento notável de 36% no desenvolvimento cognitivo das crianças.
5 mil pisos em 5 anos
Até 2028, nosso compromisso é transformar 5 mil pisos em todo o país, proporcionando espaços dignos e seguros para as famílias e crianças que vivem na região do semiárido nordestino. Atualmente, estamos executando um projeto piloto em parceria com a Votorantim Cimentos, que inicialmente beneficiará 20 habitações em Riacho das Almas, município situado no agreste pernambucano.
Mohema Rolim, Gerente de Programas da Habitat Brasil, explica: “Este é um projeto pensado para proporcionar um lugar mais adequado para brincar, porque brincar é se desenvolver. Além disso, entendemos que, ao melhorar a situação de vivência e habitabilidade das crianças, estamos melhorando a situação de toda a família.”
Iniciativa 100 mil pisos para brincar em outros países
Na América Latina, a iniciativa lançada em 2022 já transformou 3.818 pisos, melhorando a qualidade de vida e a saúde de mais de 19 mil pessoas em países como Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e República Dominicana. Até 2028, nossa meta é substituir 100 mil pisos em moradias precárias na região.
Junte-se a nós!
O desafio de promover moradias dignas e seguras é urgente em nosso país. Convocamos as grandes cimenteiras nacionais a se unirem à FICEM no apoio a este projeto vital. Além de promover as reformas, nossa iniciativa busca conscientizar sobre o impacto de um piso inadequado no desenvolvimento de uma criança. A mobilização, principalmente do setor privado, é essencial para viabilizar esse projeto.