A luz do sol entra na sacada do segundo andar e ilumina Mayara, uma garota de 24 anos que mora na comunidade de Heliópolis, a maior favela de São Paulo e uma das maiores da América Latina. Mayara nasceu com hidrocefalia, devido a isso, ela tem limitações físicas e usa uma cadeira de rodas para se locomover. Sua mãe, Regina, de 47 anos, cuida dela e a ajuda a realizar suas tarefas diárias. Seu pai morreu quando Mayara ainda era criança.
Até recentemente, as condições da casa de Mayara não eram adequadas para viver. Com muito esforço, sua mãe conseguiu construir uma moradia com cozinha, banheiro e quarto. No entanto, o quarto ficou no segundo andar e o banheiro no primeiro. Todos os dias, Regina descia e subia as escadas com Mayara nos braços. “Desde o nascimento da minha filha, vivo sozinha para cuidar dela 24 horas por dia. Passava o dia levando minha filha para cima e para baixo para dar banho nela, alimentá-la, levá-la até a cadeira de rodas. Sempre trabalhei para sustentá-la e tive uma vida muito dura e com muitos desafios”, diz Regina.
Em 2017, Regina e Mayara se juntaram à Habitat Brasil e, como apoio da parceira Benefit, trouxeram um raio de sol para suas vidas.
“Conhecer a Habitat foi a melhor coisa que aconteceu em nossas vidas. Me fez renascer o sonho e a esperança de ter uma casa confortável e agradável para viver. Hoje, sou muito mais feliz e estou muito agradecida pela transformação que o projeto da Habitat e Benefit proporcionaram na minha vida e de minha filha”, conta.
As reformas realizadas na casa tiveram o objetivo de fornecer acessibilidade e facilitar os cuidados de Mayara. Mudamos o nível do chão da cozinha, colocamos um corrimão na escada e, naturalmente, construímos um banheiro no segundo andar da casa, no quarto da Mayara. Além disso, uma varanda foi construída no segundo andar, com uma porta e corrimão de ferro.
Agora Regina pode cuidar da sua filha com mais conforto e Mayara pode tomar sol em um espaço ventilado, sem precisar descer as escadas. “Só graças ao apoio da Habitat foi possível realizar todas essas melhorias. Foi uma transformação para minha família. Estamos muito felizes, satisfeitos e aliviados com as reformas feitas. Foi a realização de um sonho”, agradeceu Regina.