Habitat na Comunidade

Share this

Em São Paulo (SP) desde 2013, o projeto de melhorias habitacionais urbanas Habitat na Comunidade, já beneficiou diretamente mais de 1070 pessoas com a reforma de suas casas. Mais de 600 moradias já foram reformadas na comunidade de Heliópolis.

Construindo mais que casas

Infecções parasitárias na infância, doenças respiratórias crônicas, baixo rendimento escolar, acidentes domésticos, dificuldade de mobilidade. Estes são apenas alguns dos problemas decorrentes da falta de uma moradia adequada.

As famí­lias beneficiadas pela Habitat, geralmente, vivem em casas precárias, com muito mofo, umidade e pouca ventilação. Na maioria dos casos, as moradias apresentam paredes e telhados danificados, pisos e paredes sem revestimentos e muitas não possuem banheiro.
Habitat prioriza casas de famílias: lideradas por mulheres; com crianças e idosos; com pessoas com doenças crônicas ou deficiência. Além disso, as famílias atendidas têm renda familiar de, no máximo, 03 salários mí­nimos e residem em situação de precariedade habitacional “ estrutura em risco, adensamento excessivo (quando mais de três pessoas dividem o mesmo cômodo), instalações elétricas ou hidráulicas comprometidas, insalubridade, cobertura inadequada, falta de ventilação ou iluminação, com umidade e falta de revestimento.
O objetivo das reformas é proporcionar um lugar seguro e saudável para que famí­lias se desenvolvam e superem a pobreza. Estudos comprovam que o rendimento escolar de crianças está fortemente ligado ao ambiente em que elas moram. Sem contar que uma casa adequada é capaz de prevenir acidentes na terceira idade, pois 50% da população com mais de 65 anos cai anualmente e 70% dessas quedas acontecem na própria casa. No estado de São Paulo, as quedas ocupam o primeiro lugar nas causas de morte decorrentes do conjunto de causas externas entre idosos, representando 31,8% do total. Esses dados comprovam a urgência e necessidade de adequação de moradias onde residam idosos, evitando quedas e suas possí­veis consequências.
Uma casa sem mofo, goteiras e infiltrações, com claridade, ventilação, piso e banheiro adequado, por exemplo, contribui diretamente para:
  • O aumento do desenvolvimento escolar;
  • A segurança e salubridade da casa;
  • A eliminação de problemas de saúde causados por condições inadequadas de habitação;
  • A transformação na autoestima da famí­lia, que passa a ter orgulho do lugar onde vive.

Como funciona

Através da assistência técnica construtiva e social, possibilitando o acesso ao crédito (subsidiado em até 70%), o programa reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades de baixa renda.
Com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área de arquitetura, assistência técnica construtiva e assistência social, as famílias atendidas são acompanhadas do início ao fim do processo, com a indicação e orientação da mão de obra que executa as reformas e a supervisão integral das obras e do recurso investido.
Em consonância com o poder público, o atendimento é feito somente a moradores que residam em assentamentos consolidados e em áreas que não sejam de risco, já que o objetivo é fazer reformas permanentes.

Contextualização

O déficit habitacional qualitativo é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira. O cálculo desse déficit leva em consideração domicílios em situação precária e/ou adensamento excessivo (quando mais de três pessoas dividem o mesmo cômodo). Somente no município de São Paulo são mais de 160.000 moradias nessa situação, segundo o Plano Municipal de Habitação para a Cidade de São Paulo 2009-2014. O projeto Habitat na Comunidade tem o objetivo de contribuir para a redução do déficit qualitativo de moradia em São Paulo. Atualmente, desenvolvemos projetos em Heliópolis, uma das maiores favelas do município de São Paulo com cerca de 200 mil habitantes, segundo a União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas).

Oportunidade de voluntariado corporativo e individual

Neste programa, é essencial a participação de voluntários em mutirões de reformas, oficinas e capacitações. Recebemos tanto grupos voluntários de empresas (voluntariado corporativo) quanto voluntários individuais. Estamos transformando comunidades. Venha fazer parte dessa história!