Habitat para a Humanidade e ONU Habitat renovam parceria

Share this

Após enfrentar a pandemia da COVID-19, o mundo luta para se recuperar dos impactos deixados pela doença e a demanda por uma habitação segura e acessível é urgente. Então, com intuito de diminuir a necessidade global por moradias acessíveis e dignas, Habitat para a Humanidade Internacional e a ONU Habitat renovaram sua parceria.

As instituições entendem a situação em que muitas famílias se encontram e compreendem o papel crítico que um lar saudável desempenha na vida das pessoas. Por isso, nos próximos anos, as duas organizações vão trabalhar em conjunto para apoiar o desenvolvimento e a implementação de programas habitacionais sustentáveis e acessíveis. A parceria tem como objetivo realizar intercâmbio de conhecimentos, práticas inovadoras e treinamentos, além de ampliar a conscientização sobre a causa da moradia. Faremos isso através de ações de comunicação e de incidência em políticas públicas. 

Os principais eixos de atuação estão relacionados aos impactos da pandemia nos territórios ocupados de forma irregular; como a população que habita esses lugares está se adaptando à mudança climática global e quais são os caminhos possíveis para a implementação de uma agenda sustentável. 

A pandemia da COVID-19 expôs uma série de desigualdades em comunidades vulneráveis em todo o mundo, incluindo a necessidade de moradia segura. Também enfatizou o papel importante que uma casa decente desempenha na saúde e no bem-estar das famílias”, Jonathan Reckford, CEO da Habitat para a Humanidade Internacional.

Parceria de longa data

A Habitat para a Humanidade e a ONU Habitat trabalham juntas desde 1976, quando ambas as organizações foram fundadas.  Ao longo dos anos, as duas organizações co-patrocinaram e coordenaram diversos fóruns globais e regionais de habitação para compartilhar conhecimentos sobre estratégias de inovação habitacional. As organizações firmaram uma parceria formal em 2014 para abordar a pobreza global e promover cidades sustentáveis  por meio de mudanças sociais, econômicas, culturais e ambientais. 

A habitação não é apenas um direito humano em si, mas também uma condição prévia para acessar outros direitos fundamentais, a dignidade humana e o bem-estar geral.  A crise alavancada pela COVID-19 nos lembrou disso da maneira mais aguda”, Maimunah Mohd Sharif, diretor executivo do UN-Habitat. “Ao assinar este‘ Memorando de Ação ’, o UN-Habitat e o Habitat for Humanity em conjunto reconhecem e estão alinhados em abordar a habitação adequada como uma prioridade crítica, especialmente à luz dos esforços de recuperação do COVID-19.

Parcerias e iniciativas como esta mostram como a Habitat para a Humanidade Brasil está comprometida em mudar a atual realidade desigual em que vivemos. No Brasil, trabalhamos desde 1992 para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos de acesso à moradia, água e saneamento básico respeitados. Então, se você também gostaria de mudar a história e ajudar quem precisa, apoie nossos projetos e faça a diferença!