Habitat Brasil restaura moradias de famílias vítimas da tragédia das chuvas no Nordeste

Share this

A Habitat para a Humanidade Brasil realiza restaurações emergenciais nas moradias de 83 famílias em situação de vulnerabilidade social, vítimas da tragédia das chuvas que atingiu as regiões de Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE e Itabuna-BA.  Ao todo, cerca de 400 pessoas, entre mulheres, crianças e idosos, serão contempladas diretamente pelas obras, que devem ser finalizadas até o final deste ano. A iniciativa recebeu investimento de aproximadamente 500 mil reais da organização e aporte financeiro da General Mills e da Votorantim Cimentos.

Em Pernambuco, as ações acontecem em Recife e Jaboatão dos Guararapes e vão beneficiar cerca de 63 famílias atingidas pelas chuvas ocorridas nos meses de junho e julho. Na época, além de destruir casas e desabrigar dezenas de pessoas, as fortes chuvas – somadas à falta de políticas habitacionais por parte dos governos – resultaram em uma tragédia que matou cerca de 130 pessoas.

Já na cidade baiana de Itabuna, as restaurações já foram finalizadas e beneficiaram 20 famílias. A ação contou com parceria e o apoio da ONG Aldeias Infantis SOS, no atendimento direto à comunidade, com foco na 1ª infância, na etapa de diagnósticos, seleção e acompanhamento das famílias.

Em ambas as regiões, as reparações nas casas incluem serviços como pintura, revestimento, telhado, piso, instalações elétricas e melhorias nos cômodos.

“Esse projeto é uma resposta imediata da Habitat Brasil, junto aos nossos parceiros, a esses desastres. É muito importante oferecer apoio às famílias que foram atingidas, que, mesmo não estando com seus imóveis com risco de desabamento, necessitam de apoio para que fiquem ao menos na condição que estavam antes das chuvas. Afinal, com uma tragédia como essa aumentam as possibilidades de desabamento e de adoecimento físico e mental da família. É preciso pensar em urbanização nessas áreas, para que tragédias recorrentes como essas não voltem a ocorrer”

Mohema Rolim, Gerente de Programa da Habitat Brasil.

Em Recife, foram beneficiadas famílias da Várzea (com apoio do GRIS Solidário), Ibura Paz e Amor (com apoio do Centro Mário de Andrade), Morro da Conceição (Ana Paula Guedes), Passarinho (Espaço Mulher), Caranguejo Tabaiares (Caranguejo Resiste) e Vila de Santa Luzia (CEPAS). Já em Jaboatão dos Guararapes, a comunidade beneficiada foi Muribeca, com apoio da Somos Todos Muribeca. Por fim, em Itabuna-BA, a comunidade que recebeu a ação foi a Sarinha, com apoio da Aldeias Infantis SOS.