Habitat Brasil e Gerando Falcões iniciam parceria para beneficar famílias com melhorias habitacionais

Share this

Reparos elétricos e hidráulicos, reformas de banheiros e telhados, e abertura de portas e janelas estão entre as melhorias realizadas, que irá  contemplar prioritariamente famílias que sejam chefiadas por mulheres

Com objetivo de elevar a qualidade de vida e trazer mais dignidade para moradores da Favela dos Sonhos, localizada em Ferraz de Vasconcelos, a Habitat para a Humanidade Brasil e a Gerando Falcões firmaram uma parceria para realizar melhorias habitacionais em 25 moradias. A primeira etapa do projeto já foi iniciada e as obras devem ser finalizadas até o final do mês de maio.

A iniciativa é parte do programa Favela 3D da Gerando Falcões, um projeto que visa a transformação das comunidades em territórios digitais e desenvolvidos. Com investimento em habitação, saneamento e urbanismo, geração de renda, acesso à saúde e a criação de espaços públicos para prática de esportes e de acesso à cultura popular, diversas organizações estão atuando em conjuntos nos territórios.

Hoje, há mais de cinco milhões de domicílios em favelas no Brasil, com cerca de 17 milhões de moradores, o que representa 8% da população brasileira, segundo dados do IBGE.

Reparos elétricos e hidráulicos, reformas de banheiros e telhados, e abertura de portas e janelas estão entre as melhorias realizadas, que irá  contemplar prioritariamente famílias que sejam chefiadas por mulheres, pessoas com doenças relacionadas à precariedade habitacional e famílias numerosas.

A Favela dos Sonhos possui mais de 600 moradores, vivendo em cerca de 170 casas, sendo a maioria chefiada por mulheres.  Uma das moradoras é a cabeleireira Raiane Tenório, dona de uma das casas que será reformada.

“É muito ruim ficar no barraco de madeira. Acaba tendo muita infiltração, goteira… Minha preocupação é com as minhas crianças. Elas ficavam muito doentes. Eu tenho vontade de melhorar a minha casa cada vez mais e por isso eu agradeço muito a Gerando Falcões, além de estar fazendo os cursos que eles oferecem, agora, com essa parceria da Habitat, também vou conseguir melhorar meu banheiro”  

Raiane, moradora da Favela dos Sonhos
Raiane e filha.

Para Mário Vieira, diretor executivo da Habitat Brasil, “possibilitar habitações dignas nas favelas é uma missão de todos nós que lutamos pela garantia do direito à moradia. As famílias não precisam ter somente uma casa, mas, sim, lares onde se sintam acolhidas, confortáveis e seguras. A parceria com a Gerando Falcões nos ajuda a chegar nesses territórios e ajudar a quem precisa”.  

“A moradia digna é uma grande conquista para os moradores da Favela dos Sonhos, que têm direito a um lar cômodo e aconchegante que, em decorrência da ação, promove autoestima e segurança aos habitantes. Estamos utilizando as melhores tecnologias sociais e revertendo em melhorias nas favelas, e a comunidade está cocriando conosco, com o poder público e com os parceiros, soluções inovadoras para quebrar os ciclos de pobreza desses territórios”, afirma Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.