Em 2019, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro que apontou que existe um déficit habitacional de mais de 5,8 milhões de moradias no país. Alguns projetos realizados pelo poder público visam combater o problema da falta de moradia. Em São Paulo, por exemplo, a construção de conjuntos habitacionais tenta diminuir este déficit habitacional.
Só que em alguns lugares, as construções são abandonadas ou duram muitos anos. É o caso do condomínio Ponte dos Remédios, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. As obras se arrastam desde 2010 e, até setembro de 2022, o projeto não foi completamente entregue. A previsão é que isso aconteça somente em 2024. Dessa forma, as mais de mil famílias que já esperam há 12 anos por moradia, ficarão, pelo menos, mais 2 anos aguardando.
Segundo a prefeitura de São Paulo, vários fatores atrasaram a obra: o local tinha uma contaminação no solo, a empresa de engenharia responsável rescindiu o contrato unilateralmente e a Enel pediu remanejamento das árvores para poder instalar a rede elétrica do condomínio.
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias estima que São Paulo tenha um déficit habitacional de 625 mil moradias. Mas, a prefeitura reconhece 325 mil. De toda forma, o órgão público informou que firmou um convênio com o governo do estado e novos programas habitacionais irão acelerar a entrega de moradias. Segundo a prefeitura, até 2024, 49 mil moradias devem ser entregues segundo o Plano de Metas da Prefeitura.
O que pode ser feito para ajudar?
Muitos brasileiros não têm onde morar e outros vivem em moradias precárias, mas é possível mudar a vida dessas pessoas. A resposta está na solidariedade. A Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização sem fins lucrativos que luta para que mais pessoas tenham acesso a moradia digna e melhores oportunidades.
Para isso, desenvolvemos projetos de construção e melhorias de moradias precárias que acontecem graças à doação de pessoas como você, que se preocupa com o outro, que tem empatia e se coloca no lugar do próximo. Assim, tentamos garantir o mínimo de proteção às famílias em situação de vulnerabilidade.
Então, nos ajude a mudar a vida de milhares de pessoas! Doe agora para os nossos projetos de moradia e habitação e seja parte disso!