Documentário “Quem Mora Lá” promove reflexão sobre moradia no Brasil

Share this

Dirigido pelos mesmos diretores de Limpam Com Fogo, e em parceria com a organização Habitat Brasil, documentário é distribuído em circuito de cinema nacional

No documentário “Quem Mora Lá”, uma lupa é lançada na vida de famílias moradoras da comunidade de Pocotó, situada no bairro de Boa Viagem em Recife (PE), que têm sua moradia ameaçada por um mandato de reintegração de posse e decidem ocupar um dos vários prédios abandonados no centro de Recife, o Edifício SulAmérica.

A estória, ao apresentar a vida de alguns moradores de uma mesma família do Pocotó, revela a profundidade da violência sistêmica à qual está sujeita a população pobre do País, e não só a dessa comunidade. Todas as estórias do documentário parecem retratar as mesmas situações: a dificuldade de encaixar o aluguel na renda mensal familiar, a falta de oportunidades de geração de renda, o emprego intermitente, o preconceito social, enfim, a violência, em suas diversas formas, como rotina.

“O longa traz para discussão a luta pelo direito à moradia nas cidades brasileiras em um contexto onde mais e mais famílias vêm sendo despejadas e removidas de suas casas, vítimas da especulação imobiliária, do descaso do Estado e do preconceito da sociedade. Uma luta que faz parte da história de milhões de famílias brasileiras”. Socorro Leite, Diretora Executiva Nacional da Habitat Brasil.

Percorrendo o Brasil

Após o sucesso da estreia nas cidades de Recife (PE) e São Paulo, o documentário entra em cartaz e começa sua jornada, levando a reflexão sobre a questão da moradia para diversas cidades do Brasil. Algumas sessões já estão confirmadas, outras são organizadas via Plataforma Kinorama, em que as sessões só acontecem caso sejam vendidos, pelo menos, 60% dos ingressos com antecedência. Confira abaixo as sessões já agendadas e programe-se!

São Paulo | 7/11 | Cine Olido – Confirme presença!

Campina Grande | 13/11 | Cine São José – Confirme presença!

João Pessoa | 20/11 | Cinépolis Manaíra – Confirme presença!

Salvador | 22/11 | Local a confirmar

O documentário está sendo distribuído com o apoio da Taturana Mobilização Social. E em breve, o filme estará disponível na plataforma para que qualquer pessoa interessada possa organizar uma sessão.

ASSISTA O TRAILER DE QUEM MORA LÁ

"Quem Mora Lá" conta a história dos moradores do Pocotó, uma pequena comunidade do abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidos por uma ordem de despejo e na iminência de ficarem sem casa, decidem participar da ocupação de um prédio abandonado. Com trilha sonora de Diomedes Chinaski e Vitor Araujo, além da poesia de Miró da Muribeca.Estréia: 16 de julho de 2018Local: Cinema São Luiz (Recife)Horário: 19h30 Haverá um debate com os diretores após a exibição do filme.

Publicado por Quem Mora Lá em Quinta-feira, 12 de julho de 2018