Dia de Doar: sua doação contribui para redução das desigualdades sociais

Share this

Existem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Fome, má nutrição, moradias precárias, falta de acesso a direitos fundamentais são alguns dos problemas vividos por uma grande parcela da população do Brasil e do mundo. Por isso, foi instituído o Dia de Doar.

A ideia é garantir que a sociedade em geral desenvolva o hábito da doação. Ou seja, o objetivo é estimular uma cultura em que as pessoas entendam a importância de fazer doações recorrentes para causas sociais. Isso pode ser feito por meio do apoio a organizações da sociedade civil.

Assim, é possível garantir que a desigualdade social caia no Brasil. Afinal, é efetivado um combate justo, que beneficia milhões de pessoas ao redor do mundo. Nesse cenário, como o também chamado Giving Tuesday ajuda essas comunidades? Vamos abordar o assunto neste post.

O que é o Dia de Doar?

O Dia de Doar é uma data instituída para estimular a cultura da doação. O objetivo é mostrar a importância da criação desse hábito, fazendo com que milhares de pessoas influenciem umas às outras por meio da publicidade de seus atos com a hashtag #diadedoar nas redes sociais. Em 2023, a mobilização ocorrerá no dia 28 de novembro, sendo derivada do Giving Tuesday.

Esse é um movimento mundial que significa “terça-feira de doação”. Assim, pessoas de todo o mundo contribuem com corporações, comunidades e organizações da sociedade civil para aumentar os atos de generosidade e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

É possível escolher doar para as mais diversas causas sociais e instituições. Doando para a causas como a da Habitat, permite diminuir a falta de moradia, melhorar a alimentação de crianças e adolescentes, e garantir mais dignidade e qualidade de vida a todos.

Como surgiu o Dia de Doar?

O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos, em 2012, como uma medida de incentivo à cultura da doação. O objetivo é estimular os países em prol da solidariedade, auxiliando as pessoas que mais precisam. Desde que foi criada, a prática se espalhou pelo mundo todo, sendo sempre realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day).

No Brasil, a mobilização existe desde 2013 sendo liderada pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR). O país passou a integrar a data oficialmente em 2014. No total, já são 85 nações participantes.

Qual a importância do Dia de Doar?

A importância do Dia de Doar é incentivar o alcance das organizações da sociedade civil e ajudar as pessoas a contribuírem para a melhoria do mundo. O propósito é unir toda a sociedade em prol do hábito da doação para favorecer as pessoas em situações de vulnerabilidade. Dessa forma, cada um se torna um participante ativo da transformação.

Essa também é uma maneira de implementar a cultura da doação. Ou seja, as pessoas são estimuladas a contribuir com suas habilidades, tempo, dinheiro ou outros recursos para combater a desigualdade social e garantir a participação cidadã.

Isso é importante para milhões de pessoas que sofrem com a falta de acesso aos direitos fundamentais. Ainda assim, há o que melhorar.

Dados do World Givind Index 2022 mostram que 3 bilhões de pessoas auxiliaram alguma pessoa em vulnerabilidade social naquele ano. Porém, somente 200 milhões doaram dinheiro para organizações da sociedade civil.

Nesse cenário, o Brasil ficou em 18° lugar no ranking de países que mais fazem doações. Contudo, isso representa 0,23% do Produto Interno Bruto (PIB). Isso mostra que é preciso envolver e engajar mais a sociedade no Dia de Doar, ultrapassando os desafios que surgem pelo caminho.

Motivos para adotar a cultura da doação

  • A doação mensal é responsável por manter as atividades de muitas organizações sociais;
  • Você poderá ajudar uma causa social com a qual se identifica;
  • Você exerce sua cidadania e ajuda pessoas.

Como participar do Dia de Doar?

Para participar do Dia de Doar, basta acessar nosso site, realizar a sua doação e compartilhar nas redes sociais usando a hashtag #diadedoar. Você também pode incentivar mais pessoas baixando os materiais da campanha pelo site oficial.

Ao fazer doações, você ajuda a transformar a vida de diversas famílias beneficiadas pela Habitat Brasil. Nós buscamos combater as desigualdades e garantir moradia digna para milhões de pessoas por meio de projetos sociais.

Desde o começo da nossa atuação no Brasil, já transformamos as vidas de mais de 233 mil pessoas em 291 comunidades de 62 cidades de todos os estados brasileiros. Mais de 7,5 mil casas novas foram construídas e mais de 2,2 mil foram melhoradas.

Tudo isso permitiu que conseguíssemos colocar o Giving Tuesday em prática todos os dias. Afinal, o Dia de Doar é um incentivo, mas a cultura de auxiliar quem mais precisa deve ser recorrente.

E você, já fez sua contribuição? Doe agora mesmo e veja os projetos sociais da Habitat serem ampliados!

Resumindo

O que é o Dia de Doar?

O Dia de Doar é um movimento mundial que incentiva a cultura de doação. A data é celebrada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças. Em 2023, acontecerá em 28 de novembro. A ideia é que o maior número de pessoas possível dê sua contribuição e torne-a pública usando a hashtag #diadedoar nas redes sociais.

Como surgiu o Dia de Doar?

O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos, em 2012, como uma iniciativa de estímulo à prática da doação. A data vem logo após o Dia de Ação de Graças e também à Black Friday. Portanto, é uma resposta solidária. No Brasil, a mobilização acontece desde 2013, tendo sido oficializada 1 ano depois.

Como participar do Dia de Doar?

Você pode participar do Dia de Doar, contribuindo para a causa da Habitat Brasil e publicando nas redes sociais. Basta usar a hashtag #diadedoar. Assim, é possível incentivar mais pessoas para a construção de um mundo melhor.