Quase 4 mil crianças vivem nas ruas em São Paulo

Share this

Segundo o censo realizado pela Prefeitura de São Paulo, 3.759 menores de idade vivem nas ruas da cidade. Os dados de 2022 apontam que a população de crianças e adolescentes em situação de rua dobrou desde 2007 e ainda que a prefeitura tenha mudado a metodologia de contagem, ela reconhece o agravamento da situação. São quase 4 mil crianças vivendo nas ruas, e a maioria passa o dia pedindo esmolas e trabalhando, o que a pesquisa classifica como “trajetória de risco”.

O levantamento ainda mostra que 11% dessas crianças e adolescentes dormem nas ruas e 16% passa a noite em abrigos. Além de todos os perigos que a rua oferece, como o acesso a drogas, por exemplo, existe outro menos visível, mas com consequências graves a médio e a longo prazos. Especialistas em saúde dizem que essas crianças são extremamente vulneráveis à desnutrição, o que reduz a expectativa de vida, comprometendo a saúde física e mental quando forem adultos. Portanto, a falta de moradia é um problema que tem reflexos na saúde e desenvolvimento das crianças.

Crianças têm direitos negados no Brasil

Muitas crianças vivem em situação de pobreza no Brasil, tendo direitos básicos como acesso à moradia, água, saneamento e higiene negados. O relatório ‘Pobreza na Infância e na Adolescência’, elaborado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que 39,7% das crianças entre 0 e 5 anos têm seus direitos violados. Isso representa mais de 1 criança em cada 3.

No país, 14,3% das crianças e adolescentes não conseguem ter o direito ao acesso à água garantido. São 7,6 milhões de crianças e adolescentes. E ainda, 5,9 milhões não têm moradia digna. Outros 3,1% não têm sequer um banheiro em casa

O que fazer para mudar essa realidade?

É possível mudar a realidade dessas crianças com ações efetivas de combate à desigualdade. É isso que fazemos. Há 30 anos, desenvolvemos projetos de construção e reforma de moradias, acesso à água, saneamento básico e higiene para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Assim, fazemos com que mais crianças vivam com dignidade e possam se desenvolver como cidadãos. Mas isso só é possível com a ajuda. Por meio de doações, realizamos ações em todo o Brasil e levamos esperança a quem precisa. Então, se você também acredita que as crianças merecem ter seus direitos garantidos, junte-se a nós. Doe agora e ajuda a transformar a realidade!

Fontes: Prefeitura de São Paulo e UNICEF