Na esteira dos vastos impactos da pandemia do coronavírus, a fome voltou a ser uma realidade na vida de milhares de pessoas. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), 19 milhões de brasileiros vivem com a fome. E, já que a fome é um problema real para nós, a Habitat para a Humanidade Brasil listou 3 filmes sobre a fome no Brasil.
Para desvendar o cenário atual e refletir com responsabilidade sobre o tema, selecionamos 3 filmes para ir a fundo e conhecer as diferentes dimensões desse problema.
Afinal, a fome não é só um retrato, e é extremamente necessário entender suas diversas faces.
Então, não deixe de conferir:
- Fome – Cristiano Burlan
Em São Paulo, um morador de rua vaga pelas ruas da cidade, buscando um lugar onde dormir e água para se lavar. Aos poucos, conhecemos mais sobre este homem que já foi um renomado professor da USP, e hoje mora nas ruas por opção. Uma jovem pesquisadora, fascinada com o caso do homem que batiza de “Malbou”, começa a refletir sobre as maneiras de ajudar pessoas nessas condições. - Histórias da Fome no Brasil – Camilo Tavares
O documentário aborda a trajetória da fome no país de forma cronológica – do Brasil Colônia até a saída do país do Mapa da Fome em 2014, divulgado pela ONU. O filme também apresenta o trabalho de pessoas que, ao longo da história do Brasil, lutaram contra a fome e por políticas públicas que atendessem às populações mais vulneráveis. - Garapa – José Padilha
O documentário brasileiro lançado em 2009 e dirigido pelo cineasta José Padilha tem como tema a fome no mundo e é fruto de mais de 45 horas de material filmado por uma pequena equipe que, durante quatro semanas, acompanhou o cotidiano de três famílias no estado do Ceará em estado de insegurança alimentar grave.
Embora retratados através da arte, esses 3 filmes sobre a fome no Brasil contam a triste realidade de uma boa parte da população. Mas, infelizmente, a fome não é o único problema que o brasileiro ainda enfrenta em momentos de crise.
Outras causas que precisam da sua ajuda
Assim como a fome, a falta de uma moradia digna e acesso à água e saneamento básico também afetam a vida de milhares. E essas são as causas que defendemos. Trabalhamos em projetos para melhoria habitacional a fim de criar um ambiente seguro e saudável para que famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade consigam se desenvolver e superar a pobreza.
Além disso, também atuamos em projetos que levam água a milhares de pessoas em uma atuação que se estende a todo o território nacional. Como é o caso do projeto Água para vidas, que acontece em Pernambuco. Afinal, todo cidadão precisa ter acesso ao mínimo para uma vida digna e com oportunidades.
Quer saber como você pode nos ajudar ou saber mais sobre as causas que apoiamos? Entre em contato conosco!