Nesta sexta (29), a Habitat para a Humanidade Brasil realiza ação de educação ambiental e revitalização urbana na Escola Maria Goretti, localizada na comunidade de Caranguejo Tabaiares (Recife/PE). Para tornar a atividade possível, organização busca voluntários dispostos a colocar a mão na massa e pintar as calçadas, construir jardineiras e fazer o plantio de plantas medicinais e de paisagismo, em conjunto com outros 30 jovens moradores da comunidade.
A ação faz parte de um projeto de educação ambiental que está sendo realizado em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Ao longo do projeto, serão realizadas oficinas de capacitação para jovens entre 13 a 18 anos em 3 comunidades de Recife, com o intuito de conscientizar sobre responsabilidade ambiental.
“Queremos que os jovens, moradoras e moradores da própria comunidade, reflitam sobre como podem atuar positivamente na construção dos espaços que habitam”, conta Silvia Rosa, coordenadora de parcerias e comunicação da Habitat Brasil.
Durante as oficinas, monitores buscarão falar sobre os problemas ambientais urbanos, abordando as particularidades de cada comunidade. Além disso, os jovens participantes realizam uma visita a outra comunidade para trocar experiências, e a iniciativa termina com uma intervenção urbana em algum local escolhido pelos próprios jovens, preferencialmente, em espaços públicos de convivência, como escolas, praças ou parques. Mais duas oficinas irão acontecer e o objetivo é mobilizar, ao todo, cerca de 90 jovens.