Uma Mão Lava Outra

Share this

Pias comunitárias como instrumento coletivo de combate à covid-19
As 475 pias comunitárias instaladas pela Habitat Brasil
Beneficiam 142.500 pessoas diariamente
Previous slide
Next slide

Lavar as mãos é uma das principais formas de reduzir a transmissão de microorganismos causadores de doenças. Também é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a prevenção da COVID-19. 

Por isso, a Habitat para a Humanidade Brasil lançou em 2020 a campanha #UmaMãoLavaOutra, que contou com apoio de parceiros, voluntários e doadores, e instalou pias comunitárias em favelas e regiões periféricas de todo o país para que mais de 120 mil pessoas possam higienizar as mãos todos os dias.

 

Desde o início da pandemia, já instalamos 475 pias em 265 comunidades de 19 estados brasileiros.

Para realizar a instalação das pias, identificamos comunidades com maior grau de vulnerabilidade, sem acesso regular a água encanada e com alta demanda de deslocamento. A quantidade de pias em cada comunidade foi definida através da demanda de cada local.

Para ampliar nosso alcance, realizamos parcerias com 37 organizações locais. Cada parceiro executor desenvolveu seu projeto de instalação de acordo com as necessidades, as soluções locais, disponibilidade de materiais e mão de obra. Por isso, o desenho das pias é diferente em cada comunidade. 

Uma placa com orientações de uso das pias também foi instalada em cada equipamento. A placa possui informações sobre a forma correta de higienizar as mãos. Além disso, também realizamos o monitoramento das pias por amostragem.

Cada pia instalada, beneficia, em média, 300 pessoas diariamente

Confira a pia comunitária mais próxima!

"A rede de solidariedade que se formou no país é responsável por milhões de pessoas. Ela é fundamental para apoiar quem não tem sido apoiado pelas políticas sociais."
Socorro Leite
Diretora Executiva da Habitat Brasil
"Essa pia comunitária é muito importante. Damos aula de reforço aqui na comunidade, são mais ou menos 30 crianças e não tinha uma pia para elas lavarem as mãos. Vai ser ótimo para as crianças e para os outros moradores que passam por aqui"
Jenny
moradora da comunidade Anchieta no Grajaú

Hoje, 6,1 milhões de casas brasileiras não contam com abastecimento diário de água. Isso significa que 18,4 milhões de pessoas não conseguem lavar as mãos todos os dias.

Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e também é um dos pilares fundamentais do trabalho da Habitat para a Humanidade Brasil.

Quer saber mais?

Confira o Webinar sobre o projeto no nosso canal do youtube