Transformando o presente para construir o futuro que sonhamos

Share this

Considerando a importância de potencializar sua atuação estratégica nacional, a Habitat Brasil passou os últimos meses se reestruturando internamente, a fim de fortalecer seus processos e capacidades e consolidar uma estratégia programática e financeira que possa responder adequadamente aos desafios atuais. É com muito orgulho e confiança que a Habitat para a Humanidade Brasil passa a contar com Socorro Leite, arquiteta urbanista com mais de 25 anos de experiência em habitação social, como Diretora Executiva Nacional e líder da estratégia no país.

Em sua nova estratégia nacional, a Habitat Brasil reafirma seu compromisso com a promoção da moradia adequada, a fim de contribuir com a redução das desigualdades sistêmicas e do déficit habitacional no país, através da articulação, fomento e construção coletiva com múltiplos setores. A organização seguirá promovendo incidência em políticas públicas pelo direito à cidade, e fomentando a implementação de soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento e de prevenção e resposta a desastres socioambientais.

Apesar de ser a 11ª maior economia do mundo, o Brasil possui uma desigualdade estrutural, que faz com que milhares de pessoas tenham seus direitos fundamentais negados e violados todos os dias. Mais de 30 milhões de pessoas não têm um lugar digno para morar e quase 125 milhões vivem em moradias precárias. Além disso, 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada e mais de 100 milhões não têm acesso a saneamento básico. Essas carências afetam principalmente grupos que, historicamente, são os que mais sofrem com as desigualdades: mulheres negras, indígenas e de baixa renda. Por outro lado, para reverter esse quadro, é preciso agir para reduzir as desigualdades regionais, reconhecendo que o conjunto de condições e oportunidades para dar respostas aos diversos déficits no Norte e Nordeste é mais reduzido.

Nossa visão de futuro nos convoca a ampliar e consolidar alianças estratégicas de médio e longo prazo, sob a ótica da redução das desigualdades, para impactar mais e mais famílias. Seguimos contando com seu apoio, confiança e trabalho conjunto em prol de um futuro mais igualitário e justo para todas e todos.