Romaria das Águas celebra o Dia Mundial da Água em Manaus

Share this

O coletivo Fórum das Águas promoveu nesta sexta-feira (22) uma romaria em homenagem ao Dia Mundial da Água, em Manaus. Com o lema “Água é vida que flui em tudo e para todos” e trazendo a proposta de sensibilizar as pessoas sobre a importância da água para a vida humana e para o ecossistema planetário, várias embarcações saíram rumo ao Encontro das Águas do Rio Negro com o Rio Solimões, ícone turístico do Estado, tombado por sua importância natural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2010. 

A partir de um lugar sagrado e emblemático não apenas para o estado do Amazonas, mas para a Amazônia como um todo, o Fórum, juntamente com a Habitat para a Humanidade Brasil e outras cinquenta organizações e entidades apoiadoras, assinaram a Carta das Águas, um manifesto de construção coletiva que alerta sobre a preservação e conservação dos rios e igarapés em Manaus, assim como a exploração e mercantilização da água, um bem comum necessário à vida de todas as pessoas.

O Fórum das Águas, que surgiu em 2012 como um dos eixos de articulação do SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), vem denunciando a ineficiência e a ineficácia de um modelo de privatização do saneamento básico em Manaus (AM). Segundo o relatório de 2023 do Instituto Trata Brasil, Manaus ocupa o terceiro lugar dentre as vinte cidades com o pior saneamento básico do Brasil.

O Fórum das Águas, através do SARES, foi contemplado pelo Edital de apoio a iniciativas relacionadas à água, saneamento e higiene em territórios populares no Norte e Nordeste da Habitat para a Humanidade Brasil.