Conheça Sua Cidade

Patrocinadores

Share this

A especulação imobiliária funciona de forma similar em diferentes áreas da cidade de Recife (PE): comunidades vulneráveis e de baixa renda que se encontram em áreas de interesse do mercado são constantemente coagidas à expulsão pelo setor privado que, através de ocupações e construções irregulares ao redor dessas comunidades, estrangulam seus habitantes com a supervalorização da área.

Pensando em garantir a segurança de posse dessas comunidades, Habitat para a Humanidade Brasil e a Interação (Rede Internacional de Ação Comunitária) se juntam para iniciar a campanha Conheça sua Cidade, em que se busca estimular a troca de informações entre comunidades que estão em risco e munir seus habitantes de conhecimento sobre direito à terra e à moradia adequada.

O Projeto

A partir do mapeamento feito pelas duas organizações, foram feitas visitas a dez comunidades em áreas visadas pela especulação imobiliária com o intuito de abrir o canal de diálogo a respeito do histórico de luta por terra e quais conflitos fundiários têm acontecido nesses espaços.

Após as visitas, um grande encontro foi facilitado por ambas as organizações, onde diversas instituições e representantes das comunidades se reuniram para discutir os rumos que o debate de moradia nos bairros do centro da cidade está tomando.

Estiveram presentes as seguintes organizações e comunidades: CAUS, Centro Popular de Direitos Humanos, Pastoral Povo de Rua, Pilar, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Coelhos, Pina, Roque Santeiro III, Templo Umbanda Mestre Cibamba, Interação, Centro Popular Neuza Gomes, Ciapa – MDU e o Comitê População de Rua.

Neste encontro, um panorama foi apresentado mostrando imóveis desocupados, assim como comunidades em risco ou com ameaça de despejo, para que a partir dessas informações pudessem ser discutidas propostas sobre o tema.

O encontro foi um momento de entender melhor as demandas por moradia de quem vive no centro e de aglutinar forças para defender propostas durante a revisão do plano diretor do Recife. Dar voz e fortalecer os grupos e comunidades ajudam a tornar essa disputa pela ocupação do centro menos desigual”, explica Socorro Leite, diretora executiva nacional da Habitat Brasil.

Após o debate, foram pensadas estratégias para sensibilizar representantes do poder público, especificamente da prefeitura e a câmara dos vereadores, articulando figuras da oposição que possam ser aliadas na luta para inserir a discussão sobre moradia no centro nos órgãos públicos, com audiências públicas e quaisquer outras ferramentas disponíveis.

Escritório Nacional
CNPJ:
65.171.860/0001-33
Endereço: Rua São Gonçalo, 118 – Boa Vista, Recife, PE – 50070-600 – Brasil
Tel: 55 81 3221 3137
Email: habitat@habitatbrasil.org.br

Escritório de Inovações Urbanas
CNPJ:
18.093.824/0001-19
Endereço: Rua Estela, 515 – Vl. Mariana, São Paulo, SP – 04011-904 – Brasil
Tel: 55 11 5084-6698
Email: contato@hph.org.br

© Todos os direitos reservados – 2018 – Habitat para a Humanidade Brasil – Desenvolvindo por Brifô