Habitat promove capacitação em construção resistente no Caribe

Share this

13 de outubro. Dia Mundial de Redução de Desastres

Os três grandes furacões de 2017, Harvey, Irma e Maria, causaram devastação e perdas econômicas muito superiores se comparado com desastres climáticos anteriores, que o Banco Mundial estimou entre USD$500 e 1 milhão ao ano, impactando negativamente os habitantes de várias ilhas do Caribe.

A moradia é um recurso muito vulnerável a esses desastres climáticos que ainda vêm aumentando devido às mudanças climáticas. Infelizmente, as pessoas que vivem em locais vulneráveis são as mais prejudicadas. O custo de reparar ou, até mesmo, reconstruir as casas afetadas por um desastre é altíssimo.  Na verdade, programas de reconstrução de alojamentos são um dos maiores custos que governos e organizações humanitárias devem arcar para apoiar as comunidades a se recuperarem após um desastre.

Embora haja em alguns países em que atuamos leis de construção e conhecimento sobre como melhorar a qualidade construtiva de moradias, Habitat para a Humanidade Internacional tem enfrentado o desafio de que esses conhecimentos técnicos não foram transmitidos de forma adequadas às comunidades vulneráveis. E os motivos podem ser vários: a informação técnica disponível não está integrada aos currículos das profissões relacionadas com construção, esta é de difícil entendimento para leigos ou, nem sequer foi difundida.

Habitat constrói conhecimento

Habitat acredita que toda pessoa merece um lugar digno e seguro para viver e está fortemente comprometida em fazer com que as famílias alcancem a força, estabilidade e autossuficiência que precisam para construir uma vida melhor. É por isso que reconhecemos a necessidade de transmitir conhecimento sobre construção resistente às famílias que vivem em comunidades vulneráveis.

Essa informação não é fácil de transmitir, pois é muito técnica. Em 2015, Habitat Internacional começou um projeto sobre redução de risco em desastres na Jamaica, baseado no aspecto da moradia segura. Nessa ocasião, foi elaborado um material formativo adequado para as pessoas da comunidade afetada. O guia foi produzido com informações existentes no país, e atualizado com experiências obtidas de outras regiões do mundo também propensas a ciclones ou tufões.

Na verdade, a organização reconhece que o primeiro passo para transmitir a informação às comunidades é que os empreiteiros locais se formem adequadamente. Para eles, Habitat Internacional desenvolveu um kit específico baseado no guia. Neste programa, os empreiteiros e seus assistentes aprendem de modo fácil os novos conceitos. Em todas as sessões de capacitação e sensibilização, Habitat Internacional promove a participação de homens e mulheres, estabelecendo cotas mínimas e tentando solucionar necessidades específicas, como por exemplo, o cuidado dos filhos durante o horário da capacitação.

Como ensinar a construir moradias resistentes?

O Guia – recentemente atualizado – oferece informação relevante sobre construção resistente. Informação 100% adaptável ao modo de construção local, considerando tanto a cultura local, como leis e regulamentações nacionais. O guia pretende ser uma compilação de recomendações, não um regulamento.

Habitat Internacional utiliza a metodologia de Abordagem Participativa para a Sensibilização sobre Alojamento e Assentamentos Seguros (PASSA, silga em inglês), baseada na própria capacidade da comunidade em identificar seus problemas e resolvê-los, considerandos suas próprias experiências e conhecimentos prévios.

A Habitat para a Humanidade Internacional tem a intenção de oferecer sua experiência e conhecimentos aos governos, organizações humanitárias, academia e sociedade civil da região do Caribe, a fim de reduzir a vulnerabilidade da região e as importantes perdas econômicas produzidas pelos desastres. O Guia, inicialmente criado na Jamaica, foi compartilhado com outros países da região onde Habitat para a Humanidade atua. Atualmente, há versões para a Comunidade de Dominica, República Dominicana e Porto Rico.