Habitat para a Humanidade lamenta o falecimento da ex-primeira-dama dos EUA, Rosalynn Carter

Share this

A Habitat para a Humanidade em todo o mundo está profundamente entristecida pelo falecimento da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Rosalynn Carter, que era uma defensora e uma voz forte em favor de moradias acessíveis e dignas para todas as pessoas. Por mais de três décadas, ela e o ex-presidente Jimmy Carter doaram seu tempo e liderança à Habitat Internacional todos os anos para construir e melhorar casas em todo o mundo. Ela faleceu neste domingo (19) em sua casa em Plains, na Geórgia, aos 96 anos, com a família ao seu lado.

“Lamentamos o falecimento da Sra. Carter e nossas orações estão com o ex-presidente Carter e sua família. A Sra. Carter ajudou a mudar a vida de milhares de famílias, empoderou inúmeras mulheres e inspirou milhões de pessoas. Ao longo dos anos, ela abençoou-nos com a sua compaixão em servir os outros e com seu compromisso em melhorar as condições de moradia. Os Carters ajudaram a Habitat quando esta era uma organização jovem e incipiente, e aumentaram a consciência global sobre o nosso trabalho e missão. Estamos gratos pelo incrível impacto que ela e o ex-presidente Carter tiveram na Habitat e nas famílias que se beneficiaram do seu excelente exemplo”.

Jonathan Reckford, CEO da Habitat para a Humanidade Internacional

Depois da Casa Branca, os Carter planejaram formas significativas de continuar o seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos básicos. A primeira experiência deles como voluntários da Habitat para a Humanidade foi perto de sua casa, em março de 1984, em Americus, Geórgia, onde a organização foi fundada. Mais tarde naquele ano, os Carters juntaram-se a voluntários da Habitat em Nova Iorque para renovar um edifício abandonado, em conjunto com várias famílias que precisavam de moradia a preços acessíveis.

Isso marcou o primeiro Jimmy Carter Project da Habitat Internacional, que mais tarde foi renomeado como Jimmy & Rosalynn Carter Project. Desde então, o ex-presidente e a Sra. Carter trabalharam com mais de 104.000 voluntários nos Estados Unidos e em 14 países para construir, renovar e reparar 4.390 moradias. Em 2016, a Habitat Internacional nomeou o ex-presidente e a Sra. Carter como os primeiros “Humanitários da Habitat”, um reconhecimento pelo seu voluntariado, dedicação extraordinária e serviço, em linha com a visão da Habitat de um mundo onde toda pessoa tenha um lugar digno para viver.