Habitat Brasil realiza melhorias habitacionais em 95 moradias na Favela do Haiti

Share this

A garantia a uma moradia digna e adequada para todos passa, também, por uma questão de pertencimento à comunidade e pelo orgulho da casa onde se vive. No Brasil, um em cada cinco brasileiros vive em uma habitação precária, segundo o IBGE, o que afeta, principalmente, a população mais pobre. Diante disso, e em parceria com a Gerando Falcões, a Gerdau e o The Town, a Habitat para a Humanidade Brasil irá promover melhorias habitacionais em 95 casas da Favela do Haiti, em São Paulo. Essa semana, serão entregues as 8 primeiras casas reformadas. 

O planejamento do programa habitacional do projeto ficou a cargo da Habitat Brasil, que também está responsável pela execução da melhoria habitacional. Entre as intervenções que serão realizadas, estão melhorias de banheiros, instalações elétricas, reboco externo e pintura de fachada. As obras devem acontecer até o fim do ano mas, segundo Dênis Pacheco, gerente de Programas da Habitat Brasil, “em setembro já será possível perceber uma mudança significativa no aspecto visual da favela”. Pacheco também ressaltou a importância do projeto para o bem-estar das famílias atendidas: “o nosso programa de melhorias habitacionais tem o intuito de oferecer uma moradia digna  pois, muitas vezes, a família consegue construir a sua casa mas, por diversos fatores, a moradia termina se tornando precária e insalubre com riscos reais para a saúde física e mental dos moradores. Então, a gente atua para fazer com que essas pessoas tenham uma moradia saudável e, a partir disso, possam prosperar em outros aspectos da sua vida”.

O projeto faz parte do programa Favela 3D, da Gerando Falcões, e a Favela do Haiti foi escolhida para ser o 5º território a passar por transformações físicas e urbanas que irão garantir mais qualidade de vida e moradia digna para os seus moradores. Ainda dentro deste programa, em março deste ano foram concluídas as obras, realizadas pela Habitat Brasil, que beneficiaram 100 famílias com melhorias habitacionais na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos.