No último mês (junho) aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, o III Fórum Latino Americano de Habitação e Habitat: Habitação no centro da Nova Agenda Urbana. Especialistas dos mais diversos setores colocam a disposição seu conhecimento, a fim de construir respostas e soluções para as principais problemáticas que atingem a região.
A Habitat para a Humanidade Brasil estava lá representada pelos diretores executivos da organização, Socorro Leite e Mário Vieira. De acordo com Mário, o Fórum, em sua terceira edição, vem se consolidando como o grande evento regional para discutir soluções, intercambiar experiências e encontrar caminhos viáveis e sustentáveis para as questões de habitação e direito à cidade, nesta que é uma região que apresenta uma das maiores concentrações de população em ambiente urbano do planeta.
Para Mário, os principais pontos positivos do evento foram a participação dos 3 setores (governamental, corporativo e sociedade civil) de maneira igualitária e buscando encontrar soluções que atendam realmente às demandas; a busca por um alinhamento das agendas, e o planejamento e ordenamento territorial frente ao desfio das mudanças climáticas e dos desastres naturais, que tanto afetam as populações urbanas.
“O maior desafio para o Brasil é construir políticas de estado (e não de governo) para atender as demandas, tanto da construção e financiamento de novas unidades (déficit quantitativo), mas também, e principalmente, para a adequação das moradias inadequadas (déficit qualitativo), fazendo com que os recursos cheguem de maneira fácil e transparente a quem mais necessita”, conclui Mário.
Para conhecer a Plataforma de Práticas de Habitat Urbano (Urban Housing Practitioner Hub – UHPH) e ter mais informações sobre o Fórum, acesse: https://uhph.org/.