Habitat Brasil instala mini cisternas na horta comunitária da ocupação 9 de julho

Share this

A horta comunitária da ocupação 9 de Julho, localizada na Bela Vista, em São Paulo, recebeu a instalação de quatro mini cisternas urbanas. A ação promovida pela Habitat para a Humanidade Brasil contribui para melhorar o desempenho da horta que sofre com a falta de abastecimento de água, especialmente em momentos de escassez hídrica.

“Nosso objetivo é fornecer água de qualidade para ajudar no abastecimento do complexo 9 de julho. Cada mini cisterna tem capacidade para armazenar 240 litros de água e vai contribuir para o aumento da produção da horta, que é essencial na vida dos moradores da ocupação”

Mário Vieira, Diretor Executivo da Habitat Brasil

A ideia de realizar uma horta comunitária surgiu há anos e se concretizou durante a pandemia. As hortaliças e leguminosas que nascem na horta são os ingredientes para o preparo de refeições da cozinha coletiva do prédio, que tem 14 andares. Hoje, a ocupação abriga mais de 600 moradores e promove ações locais em busca de melhorias na moradia. O espaço oferece ainda atividades para crianças, oficinas de conscientização ambiental e gestão de resíduos. 

“Temos consciência de que a horta não consegue trazer autonomia alimentar, mas é um complemento de uma alimentação saudável, sem agrotóxicos”

Edouard Fraipont, militante do MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro)

É da mesma cozinha e horta que saem marmitas para moradores e público em geral. Além disso, a verba proveniente da venda dos marmitex vai para os reparos e melhoria da própria ocupação. Para cada marmita vendida, duas marmitas são doadas para população em situação de rua ou para comunidades vulneráveis na cidade de São Paulo.

“A cozinha da ocupação trabalha com o que plantamos aqui e o que não possuímos, compramos de produtores rurais. Nós criamos essa rede, toda a comida produzida aqui é feita com produtos orgânicos. Realizamos essa compra direta com o pequeno produtor. O arroz e o feijão que utilizamos,por exemplo,é comprado diretamente do MST”

Carmen Silva, coordenadora do MSTC

Mini cisternas urbanas

Cisternas são reservatórios que captam e armazenam água das chuvas ou de reuso. A mini cisterna se trata de um sistema que contém um pequeno reservatório para captação doméstica de água da chuva. A captação de águas pluviais é excelente para fins não potáveis como regar plantas, lavar pisos e outros usos que não demandam água potável.

Além disso, captando água da chuva é possível economizar na conta de água e aumentar a autonomia hídrica na residência. Dessa forma, quem possui esse recurso em casa passa a depender menos das empresas de abastecimento de água potável, o que pode ser importante em cenários de escassez hídrica, pandemia e em regiões que não possuem abastecimento de água regular.

Para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade neste momento de crise hídrica e ambiental, a Habitat Brasil iniciou esse projeto de instalação de mini cisternas urbanas em periferias, comunidades e ocupações. Até o momento, já instalamos 25 mini cisternas em São Paulo, e a meta é realizar a instalação de mil mini cisternas urbanas em comunidades de todo o país.

“Ter acesso à água é essencial para combater a pobreza, garantir saúde e vida digna, sustentar o crescimento econômico e um meio ambiente equilibrado. Garantir o acesso a esse recurso básico é um dos pilares fundamentais do trabalho da Habitat”

Socorro Leite, Diretora Executiva da Habitat Brasil

Ocupação 9 de Julho

Desde 2016, o antigo prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na Avenida 9 de Julho, é morada de 125 famílias e se tornou um centro cultural de referência em São Paulo. O prédio é um marco na luta por moradia social no Centro, e o MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro) tem empreendido esforços para a valorização do local, acondicionando os espaços  às necessidades dos moradores, ao cumprimento da normativa vigente e também para cursos de formação em ofícios, promovendo autonomia via economia criativa, empreendedorismo e geração de renda.

As ocupações se tornaram a única alternativa para milhares de pessoas que não têm o seu direito à moradia digna respeitado. Mas, para que cada vez menos pessoas dependam dela, a Habitat Brasil realiza diversos projetos. Construções e melhorias habitacionais, por exemplo, fazem parte do trabalho da organização, que busca oferecer acesso a serviços básicos, como água, saneamento e higiene. Assim, podemos garantir um lar seguro e digno para famílias em situação de vulnerabilidade.

Então, se você quiser se juntar a nós nessa luta contra a desigualdade e por mais oportunidades, contribua com nossas iniciativas. Doe agora e ajude a transformar realidades!