Habitat Brasil e Desenrola realizam melhorias habitacionais em Goiás

Share this

Projeto  “O futuro começa em casa” vai beneficiar 10 famílias por ano com reformas em moradias precárias 

O déficit habitacional qualitativo mede a quantidade de famílias que estão vivendo em casas precárias, com problemas de infraestrutura como falta de banheiro, falta de acesso a água e problemas de fiação elétrica inadequada. Em Goiás, esse déficit é de cerca de 42 mil unidades – ou seja, mais de 107 mil pessoas estão vivendo em situação de precariedade, que afeta diretamente sua saúde e pleno desenvolvimento.

A preocupação com esta situação no município foi o motivo para a parceria da organização Habitat Brasil, uma ONG que atua há quase 30 anos no Brasil pelo direito à moradia, e da Desenrola, uma plataforma digital do grupo Brasil Brokers.

O projeto O Futuro Começa em Casa – Goiás, que atendeu a 10 famílias no bairro de Jardim Curitiba III com reformas e melhorias habitacionais, encerra sua primeira etapa nesta semana. 36 pessoas foram diretamente beneficiadas pelas melhorias, incluindo 12 crianças e 03 adolescentes. Das 10 famílias, 02 contam com pessoas com deficiência e 06 famílias são lideradas por mães solo. Quase todas as famílias sobrevivem com renda familiar de até 01 salário mínimo.

“A nossa proposta é que estas famílias tenham um lar seguro e saudável para se viver. As intervenções refletem, diretamente, em uma maior estabilidade econômica daquelas pessoas, que passam a contar com uma saúde melhor, bem-estar e qualidade de vida. Elas passam a ter orgulho do lugar onde vivem”, destaca o head da Desenrola, Guilherme Ribeiro.

Melhorias Habitacionais e Higienização

Uma das principais questões identificadas foi a falta ou inadequação dos banheiros. Quase todas as casas passaram por reformas para melhorar de fato construir um banheiro novo, para trazer mais salubridade e acessibilidade às casas. Além destas, foram realizadas adequações na parte elétrica, reformas de telhado, instalação de portas e janelas e reforço estrutural.

“A Habitat atua em diversas frentes para enfrentar o problema de falta de moradia adequada no Brasil. Esse é um problema gigante, que só será superado a partir de um trabalho coletivo e da parceria entre diversos setores. Através do trabalho conjunto com a Brasil Brokers, nossa intenção é apoiar a 10 famílias por ano, no município de Goiânia”, explica Silvia Rosa, Gerente de Captação de Recursos, Comunicação e Voluntariado da Habitat para a Humanidade Brasil.

Além de Goiás, a Habitat Brasil atua em mais de 10 estados com projetos de reformas, acesso a água e saneamento.