Fome atinge 33 milhões de pessoas no Brasil

Share this

O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil mostrou que a pandemia agravou a fome no Brasil. De acordo com a pesquisa, o país tem 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Em comparação com 2020, esse ano são 14 milhões de brasileiros a mais em insegurança alimentar grave.

O estudo mostra que mais da metade da população brasileira (58,7%) convive com algum tipo de insegurança alimentar em grau leve, moderado ou grave (de fome total). São 125,2 milhões de brasileiros nessas condições, aumento de 7,2% em relação a 2020, no início da pandemia de Covid-19. Isso significa dizer que 6 em cada 10 lares possuem preocupação com a falta de alimentos. As regiões Norte e Nordeste são as regiões mais afetadas com a fome no Brasil.

Assim, as regiões mais afetadas são:

  • 25,7% na região Norte;
  • 21% no Nordeste;
  • 15% no Sudeste;
  • 10% no Sul.

Nas áreas rurais, a fome esteve presente em mais de 60% dos domicílios. Até quem produz alimento está pagando um preço alto, atingindo 21,8% dos lares de agricultores familiares e pequenos produtores.

De acordo com o IBGE, desde 2004, a insegurança alimentar no país vinha diminuindo em 34,9% dos lares naquele ano. O índice caiu para 30,2% em 2009 e em 2013 atingiu a marca de 22,6%.

Desde então, o caminho passou a ser o inverso, com a fome aumentando. Dos 68,9 milhões de domicílios do país, 36,7% estavam com algum nível de insegurança alimentar, conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 de Análise da Segurança Alimentar no Brasil, do IBGE.

Fonte: Rede Brasileira em Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Lute contra as desigualdades

A fome é um dos graves problemas que milhões de pessoas enfrentam no Brasil todos os dias, assim como a falta de acesso à água e moradia. E isso tem impacto direto na sociedade porque afeta a saúde, a segurança e a educação do povo.

É possível proporcionar uma vida digna a essas pessoas, só que para isso, você não pode ficar de braços cruzados. Se você cansou das injustiças sociais que acontecem no Brasil e acredita que podemos construir um futuro melhor, então está na hora de fazer mais. Nós somos uma organização da sociedade civil que desde 1992 realiza ações que visam proporcionar uma vida digna às pessoas em situação de vulnerabilidade. Fazemos isso através de projetos para construção e melhorias habitacionais, com foco em acesso à água, saúde e segurança.

Junte-se a nós nessa luta. Conheça nossos projetos e apoie o trabalho que realizamos!