“Essa reforma mudou minha vida”

Share this

Desde o início da pandemia, a Habitat para a Humanidade Brasil desenvolveu um projeto de melhoria habitacional com foco em amenizar os impactos do novo coronavírus na vida da população mais pobre. Transformar moradias precárias em lares mais seguros e saudáveis é, mais do que nunca, uma demanda urgente.

Hoje, no Brasil, 30 milhões de pessoas não recebem água tratada em suas casas e 47% da população não têm acesso à rede de esgoto. Quando o recorte de gênero é adicionado à discussão, o cenário é ainda mais grave: 15,2 milhões de brasileiras não recebem água em suas residências.

A falta de água, saneamento e moradia adequada tem consequências graves para o bem estar de milhares de famílias. Por conta dessa realidade, realizamos reformas em residências rurais e urbanas para eliminar a falta de condições de higiene que agravam a transmissão da Covid-19.

Os serviços incluem, entre outros, a instalação de caixas-tanques d’água, revisão das instalações hidráulicas, melhoria na circulação de ar e ventilação, readequação de espaços internos e instalação ou renovação de banheiros.

O projeto de melhoria habitacional da Habitat Brasil transforma a vida das pessoas

Talita, moradora da comunidade Boqueirão há 10 anos, foi uma das beneficiadas por esse projeto de melhoria habitacional. A moradora da zona sul da cidade de São Paulo disse que chegou até o local onde mora hoje após sua família ter sido despejada do local que ocupavam antes. Em tempos de chuva, o bairro sofre com enchentes. “Na minha casa a água já chegou na altura da janela… a ponto da gente quase morrer aqui”, explicou Talita.

A reforma no banheiro da residência mudou completamente o dia a dia da família. Talita afirma que reformar a casa sempre foi seu sonho, mas devido às condições financeiras, isso nunca foi possível. 

Quando eu fiquei sabendo que a Habitat ia fazer a reforma do meu banheiro eu quase chorei porque eu mesma não tenho dinheiro pra arrumar, fiquei muito feliz. Minhas crianças tinham medo de usar o vaso porque ele não estava bem fixado, tinham medo de usar o banheiro à noite porque não tinha luz de madrugada. Antes nem pia tinha pra gente escovar os dentes, a gente tinha que escovar no chuveiro. Também não tinha descarga, toda vez que a gente usava o banheiro tínhamos que encher um balde. A Habitat reformou tudo, colocaram piso, rebocou todas as paredes, pintou o teto, instalou luz, trocou o vaso sanitário, instalou uma pia, arrumou toda a fiação, a parte elétrica… Eu amei a obra, está lindo. Meus filhos amaram o banheiro, agora eu tenho que ficar de olho porque toda hora eles estão no banheiro bagunçando. Antes não tinha pia né… agora que tem e é novidade eles querem estar lá toda hora. Ver eles felizes assim faz minha felicidade também. Eu agradeço imensamente, essa reforma fez muita diferença na minha vida e na dos meus filhos”

Assim como aconteceu com milhares de brasileiros, a pandemia afetou a renda da família. Talita, por exemplo, perdeu o emprego e a renda da casa vem dos bicos que seu marido faz. Quando as medidas restritivas eram mais severas, eles dependiam de doações para se alimentar. Talita teme a contaminação, pois ela e seus filhos sofrem de problemas respiratórios.

O que fazer para ajudar?

A história de luta e dificuldade pela qual Talita passou durante a pandemia é mais frequente do que deveria ser, porque no Brasil, milhares de famílias têm o direito à moradia digna negado. Para combater essa realidade, a Habitat Brasil realiza projetos de construção e melhorias habitacionais, no campo ou na cidade. Para isso, contamos com o apoio de pessoas que entendem a importância de ajudar o próximo e que querem transformar o mundo em um lugar com menos desigualdade e mais oportunidades. Então, se você também tem esse desejo, que tal começar a mudança agora mesmo?

Doando para nossos projetos você ajuda milhares de pessoas a terem condições dignas para viver. Assim como contribui para diminuir a desigualdade da sociedade brasileira.