Edital de apoio a territórios populares ameaçados por despejo forçado nas regiões Norte e Nordeste

Share this

*Prazo de envio de propostas prorrogado para 11/06 (propostas já enviadas podem ser reenviadas com revisões).

A Habitat para a Humanidade Brasil torna público o processo de seleção de iniciativas de organizações populares que contribuam para a permanência das famílias em territórios sob ameaça de remoção ou despejo coletivo forçado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 
 
O edital tem como objetivo oferecer apoio financeiro e acompanhamento para possibilitar a realização de iniciativas voltadas à permanência de populações ameaçadas de despejo coletivo forçado. O resultado esperado é o fortalecimento das famílias diante de conflitos pela terra ou pela moradia, bem como o fortalecimento das relações entre a sociedade civil, Estado e demais setores (envolvidos na defesa das famílias) e a população residente do território ameaçado.  
 
O apoio pode ser utilizado para: 
Intervenções construtivas pontuais para melhorar a habitabilidade e segurança (exemplo: intervenções em coberturas, instalações elétricas e hidráulicas, vedações etc.); 
Elaboração de projetos para intervenções construtivas de maior porte (exemplo: projetos para recuperação estrutural); 
Produção de informação técnica baseada em evidências para contrapor ameaças, informações e laudos que tenham sido utilizados para justificar a remoção das famílias; 
Elaboração de planos alternativos populares.  

Podem concorrer organizações da sociedade civil, organizações populares, articulações, coletivos, fóruns, redes e movimentos sociais, que atuam em territórios ameaçados de despejos coletivos forçados. O apoio financeiro será de até R$30.000,00 (trinta mil reais) por iniciativa e poderá ser utilizado para compra de materiais de construção, prestação de serviços ou alimentação e transporte. Serão selecionadas até 8 (oito) propostas. 

As inscrições poderão ser realizadas até 11 de junho de 2023. A iniciativa tem apoio da Oak Foundation. Para concorrer, as organizações proponentes deverão enviar proposta via formulário. Para saber mais, acesse o edital, clicando no botão abaixo.

No dia 5 de junho, às 15h, será realizada uma reunião virtual para responder às dúvidas mais frequentes no momento de se candidatar ao edital. Para participar, é preciso realizar inscrição via formulário.