A falta de acesso à água é um dos maiores problemas sociais urbanos enfrentados pelo povo brasileiro, mas uma solução pode ajudar a combater essa falta de recurso: as cisternas urbanas.
Cisternas são reservatórios utilizados para captar, armazenar e conservar a água, podendo ser ela potável, da chuva ou mesmo de reuso. As cisternas podem ser feitas de alvenaria, fibra ou com material plástico modular, e devem ter estrutura resistente e impermeável.
É dito que a cisterna possibilita uma economia de água de até 50% no valor da conta. No entanto, para famílias que não têm um sistema de abastecimento, ela é um instrumento que promove acesso a um dos recursos mais fundamentais para a vida humana: a água.
Ou seja, a construção de cisternas é uma medida de rápida implementação e com impacto imediato, que se apresenta como uma alternativa viável para pessoas que sofrem sem um sistema de abastecimento e que, assim como todos, precisam de água para viver.
Pensando nisso, nós desenvolvemos um e-book completo que mostra como as mini cisternas urbanas podem ajudar comunidades vulneráveis e ensinamos a fazer a implementação da solução. O material é gratuito e para acessar você só precisa clicar no botão abaixo!