Confira o Relatório do Programa de Resposta a Desastre no Litoral Norte de São Paulo

Share this

Em 19 de fevereiro de 2023, a Costa Sul do Litoral Norte de São Paulo registrou o maior volume de chuvas da história do país em um intervalo de apenas 24 horas, provocando enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões, causando a morte de 64 pessoas e deixando mais de mil desabrigadas. Muitas dessas pessoas perderam suas moradias e bens acumulados ao longo de toda a vida.

Diante dessa tragédia, nós, da Habitat para a Humanidade Brasil, nos mobilizamos realizando um reconhecimento do território e integrando um grupo de trabalho composto pela Cruz Vermelha, Visão Mundial, TETO e a companhia de energia local. Por meio de mapeamentos e entrevistas, a Cruz Vermelha identificou as sete comunidades mais afetadas. Com base nesses dados somados ao nosso diagnóstico de campo, resolvemos focar nossa atuação na comunidade Vila Débora, em São Sebastião, atendendo 61 famílias e realizando 295 reparos.

As ações implementadas incluíram a instalação de comportas, fornecimento de filtros de água, tratamento e impermeabilização de paredes, substituição de pisos, reposição de portas danificadas ou perdidas, além da manutenção ou troca total de telhados. Essas intervenções visaram não apenas reparar os danos que tinham sido provocados pela tragédia, mas também mitigar riscos futuros e melhorar a resiliência das habitações.

O relatório completo do programa de resposta a desastres, contendo detalhes sobre as ações e impactos das intervenções, está disponível para consulta no link abaixo, reafirmando o nosso compromisso com a recuperação e fortalecimento de comunidades afetadas por desastres e tragédias socioambientais.