Nos últimos anos, muito tem se falado sobre responsabilidade social e a participação das empresas em causas sociais e ambientais. Esse envolvimento, quando é genuíno, pode trazer diversos benefícios, tanto para os negócios quanto para a comunidade onde a empresa se insere. Portanto, nesse post, vamos mostrar os principais benefícios que uma empresa que contribui e participa de projetos sociais pode ter.
Destaque da concorrência
O primeiro ponto favorável para as empresas se envolverem em causas sociais é que essa prática pode ajudá-las a se destacarem no mercado, fazendo frente à concorrência. Mesmo diante de tantas opções de empresas, os consumidores tendem a optar por aquelas que têm compromisso com a sociedade. Por isso, organizações que incentivam projetos sociais, seja por meio do redirecionamento de parte dos seus impostos, ou apoiando financeiramente determinadas causas, têm se destacado no cenário atual.
Fortalecimento da relação com o público
As empresas que demonstram se importar com causas ligadas à sociedade e ao meio ambiente geram empatia e passam uma imagem de credibilidade para seus consumidores. Pesquisa da Nielsen Holdings, empresa de análise de dados, feita em mais de 50 países aponta que 66% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas que contribuam com a sociedade.
Por outro lado, não é incomum ver surgir movimentos e boicotes contra empresas que tiveram práticas nebulosas expostas na grande mídia. Isso acontece porque as pessoas não querem ter ligação com empresas cujos valores não são compatíveis aos seus.
Construção de imagem e força da marca
Empresas que são reconhecidamente responsáveis têm uma imagem diferenciada no mercado justamente pelo fato de que as pessoas buscam se relacionar com marcas que defendem os mesmos valores que os seus. Nesse sentido, envolver a organização em pautas socioambientais e promover o engajamento nessa frente, inclusive do público interno, é um aceno positivo para a sociedade.
Isenção fiscal
Além dos pontos relacionados à performance da empresa no mercado, outro benefício dado àquelas que se envolvem em projetos sociais é a isenção fiscal, ou também conhecido como incentivo fiscal. Esse tipo de benefício está previsto em lei e permite que as empresas destinem parte dos seus impostos a causas sociais.
Os incentivos fiscais para a área social estão disponíveis nos âmbitos federal, estaduais e municipais e incidem sobre diferentes impostos:
- Federal: Imposto de Renda
- Estaduais: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços)
- Municipais: ISS (Imposto sobre Serviços) e/ou IPTU – o que pode mudar de acordo com o local
Mas, é importante deixar claro que não estamos falando de uma redução da carga tributária e sim do direcionamento de parte dos recursos para projetos defendidos pela empresa. Ainda assim, nada impede a empresa de realizar novos investimentos, mesmo sem a dedução dos impostos no processo.
Como minha empresa pode apoiar projetos sociais?
Há muitas frentes de atuação tidas como práticas voltadas à responsabilidade social, então cabe à empresa analisar os valores que defende para escolher as causas pelas quais lutar. Como exemplo, podemos citar ações em defesa do meio ambiente, dos animais ou mesmo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Hoje, existe um trabalho sério sendo realizado por ONGs no país inteiro, com intuito de lutar contra os problemas da sociedade.
A Habitat para a Humanidade Brasil é uma dessas ONGs. Há mais de 30 anos atuando no Brasil, trabalhamos para que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à água e saneamento básico e possam ter uma moradia digna para viver. Para isso, realizamos projetos de construção e melhorias habitacionais em moradias precárias. Nas reformas que fazemos, é comum realizarmos a instalação de acessórios como pias, privadas e chuveiros, itens que são fundamentais para o dia a dia. Com isso, temos ajudado milhares de pessoas a viverem com dignidade e terem acesso a serviços básicos que lhes são de direito.
Então, se a sua empresa se identifica com essas causas, acesse nossa página dedicada a empresas e junte-se a nós nessa batalha contra a desigualdade. Com a sua ajuda, podemos fazer muito mais por quem precisa!