No 1º Encontro pelo Direito à Água e ao Saneamento, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro em Recife (PE), 33 organizações redigiram e assinaram a Carta Manifesto “Nosso Grito, Nosso Canto, Nosso Sonho”.
O Encontro pelo Direito à Água e ao Saneamento, realizado em Recife (PE) entre os dias 12 e 14 de setembro, teve como objetivo estimular e fomentar a troca de experiências sobre água e saneamento em cidades do Norte e do Nordeste, estimulando a incidência coletiva em políticas públicas que garantam o acesso de qualidade a esses direitos nas diferentes regiões.
Na ocasião, estiveram presentes integrantes e lideranças de cerca de 36 movimentos sociais, ocupações, organizações da sociedade civil e acadêmicos do Norte e Nordeste, que são justamente as regiões onde os índices de acaso a água e ao saneamento são mais baixos.
O encontro teve em diferentes momentos de trocas, contextualização do cenário nacional e dos cenários locais, para que se construa um aprofundamento na discussão e compreensão sobre o direito à água e ao saneamento no Brasil como um todo. Além de uma apresentação de panoramas sobre o Norte e o Nordeste e as possibilidades de atuação nesse campo, com troca de experiências na incidência em políticas públicas e nas estratégias comunitárias.
Um dos principais resultados do encontro foi a produção e a assinatura de uma Carta Manifesto intitulada “Nosso Grito, Nosso Canto, Nosso Sonho”, que visa pressionar o poder público por respostas em torno da violação do direito à água e ao saneamento em diferentes contextos, além de outras problemáticas enfrentadas.