Serviços de consultoria pedagógica especializada para elaboração de conteúdo e metodologia para implementação do componente de Educação Contextualizada no âmbito do Projeto Saneamento nas Escolas – Piloto Marajó – Componente B – Núcleo 1 (33 escolas nos municípios de Muaná, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista).
1. Objeto
Este termo de referência tem como objeto a contratação de serviços de consultoria pedagógica especializada, visando a elaboração de conteúdo, metodologia e capacitação de educadores para execução de Oficinas de Educação Contextualizada nas 33 escolas do projeto que receberão implementação de soluções de Sistemas de Abastecimento de Água, Sistemas de Esgotamento Sanitário e Reparações/ Construção de banheiros, bem como para execução de oficinas na sede dos 3 municípios responsáveis pela operação e manutenção das instalações escolares.
2. Justificativa
A contratação é necessária para garantir a melhor seleção de conteúdo e metodologia a serem aplicadas nas oficinas, de forma que o conteúdo seja duradouro, replicável e produza os resultados esperados pelo projeto, bem como para garantir que a abordagem dos educadores seja regionalizada, eficiente e segura.
3. Local das atividades
As atividades da consultoria poderão ser realizadas na sede de suas instalações, a exceção de reuniões de alinhamento inicial e entrega de produtos com a equipe do projeto, que deverão ocorrer em Belém/PA, bem como a capacitação dos educadores que também deverá ser presencial, em Belém/PA.
4. Documentos de referência
5. Descrição dos serviços
A consultoria contratada será responsável por:
- Elaborar plano de implementação e metodologia pedagógica das oficinas destinadas a alunos, comunidade escolar e técnicos/gestores municipais;
- Desenvolver os conteúdos e roteiros das oficinas, organizados em documentos editáveis e prontos para encaminhamento à equipe de design;
- Elaborar materiais pedagógicos e operacionais (ex: cartilhas, jogos, fichas, roteiros) em formato digital e organizados para posterior diagramação;
- Criar os instrumentos de monitoramento e avaliação das oficinas;
- Realizar a capacitação pedagógica da equipe de educadores e facilitadores responsáveis pela aplicação das oficinas nos municípios.
Atenção! A consultoria será responsável pelo planejamento, conteúdo e formação, ficando excluída a execução do design gráfico dos materiais produzidos.
A consultoria atuará, conforme o objeto descrito, no planejamento das seguintes oficinas:
| Tipo/ Nome (sugestão) | Para quem | Quantidade | Local |
| 1 – Cuidar da Água, Cuidar da Gente | Alunos | 33 (1 em cada escola) | Na sede das escolas |
| 2 – Roda das Águas | Comunidade Escolar | 33 (1 em cada escola) | Na sede das escolas |
| 3 – Cuidado em Ação | Gestores e Técnicos dos municípios. | 3 (1 em cada município) | Escola próxima à sede dos municípios. |
6. Produtos previstos e prazo de execução
Produtos e prazos:
| Produto | Descrição | Entregáveis | Prazo |
| 1- Plano de Implementação das Oficinas | Documento com proposta de conteúdo das oficinas com justificativa e embasamento teórico para apresentação e alinhamento com equipes do projeto. | Documento em Word e/ou Excel (editável) | 31/07/2025 |
| 2 – Kit Pedagógico das Oficinas | Conjunto de materiais pedagógicos, lúdicos e operacionais prontos para cotação/compra e/ou para serem encaminhados ao design. | Arquivos digitais organizados, em formato editável | 31/07/2025 |
| 3 – Plano Metodológico das Oficinas | Documento pedagógico com objetivos, atividades, abordagens, divisão de responsabilidades e conteúdos das três oficinas. | Documento em Word (editável e para impressão) | 15/08/2025 |
| 4 – Instrumentos de Monitoramento e Avaliação | Ferramentas para avaliação das oficinas (presença, satisfação, relatórios). | Pacote digital com arquivos editáveis | 15/08/2025 |
| 5 – Capacitação de Educadores e Facilitadores | Formação teórico-prática para os educadores executores das oficinas. | Relatório da capacitação com conteúdo aplicado, lista de presença e registro fotográfico | 29/08/2025 |
Cronograma resumido:
| Mês | Atividades |
| Junho/2025 | Processo de contratação da consultoria |
| Julho/2025 | Elaboração do plano de implementação das oficinas e desenvolvimento dos materiais pedagógicos |
| 1ª quinzena de agosto/2025 | Entrega do plano metodológico e instrumentos de avaliação |
| 2ª quinzena de agosto/2025 | Capacitação dos educadores e entrega do relatório final da consultoria |
7. Critérios jurídico administrativos para seleção
A empresa ou organização proponente deverá comprovar:
- Registro ativo no CNPJ com atividade compatível;
- Experiência comprovada em atividades similares (via atestados, cópia de contratos similares, acervo, etc);
- Disponibilidade de equipe técnica habilitada, com respectivos registros profissionais;
- Regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária, conforme legislação vigente.
8. Do preço e forma de pagamento
A proposta deve apresentar o valor para os serviços, sendo R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), o valor máximo para pagamento dos serviços, não sendo admitidos nenhum tipo de acréscimo, revisão ou reajuste do preço informado na proposta.
Os pagamentos serão realizados da seguinte forma:
- 20% do valor no ato da contratação;
- 30% do valor mediante entrega/aceite dos produtos 01 e 02;
- 20% do valor mediante entrega/aceite dos produtos 03 e 04;
- 30% do valor mediante finalização do produto 05.
9. Obrigações da contratada
- Executar os serviços conforme contrato e cronograma acordados;
- Disponibilizar pessoa de referência para trocas com a equipe de Habitat Brasil e parceiros do projeto Saneamento nas Escolas – Piloto Marajó;
- Realizar reuniões de alinhamento, apresentação de produtos, alinhamento e trocas com a equipe de Habitat Brasil e parceiros do projeto Saneamento nas Escolas – Piloto Marajó, conforme necessidade e andamento das elaboração dos entregáveis;
- Colaborar com a orientação e alinhamento com a equipe de designers contratados para tratar as peças relativas à Educação Contextualizada (cartilhas, jogos, fichas, roteiros, etc).
10. Obrigações da contratante
- Fornecer todos os documentos e informações necessárias;
- Realizar o acompanhamento e a aprovação dos produtos;
- Efetuar os pagamentos de acordo com previsto no item 8.
11. Procedimento para apresentação de propostas
As organizações e empresas interessadas deverão apresentar proposta técnica e financeira em até o dia 17/06.
- As propostas devem ser enviadas exclusivamente por e-mail, para o seguinte endereço: [email protected] com cópia para [email protected] .
- Assunto: Proposta Consultoria Pedagógica – *nome da empresa/organização proponente*
- O envio deve ser feito de forma privada e individualizada, sem cópia a terceiros, garantindo a confidencialidade do processo.
Documentação obrigatória para envio:
- Proposta técnica, Cronograma físico-financeiro e de desembolso e proposta financeira (em arquivos separados);
- Cópia do CNPJ e do Contrato Social (ou documento equivalente atualizado);
- Comprovação de experiência (atestados, contratos ou declarações de capacidade técnica);
- Currículo(s) da equipe técnica com respectivos registros profissionais;
- Certidões negativas de débitos federais, estaduais e municipais;
- Certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT);
- Declaração (elaborarão própria) de que não possui impedimentos legais para contratar com entidades do terceiro setor;
- Indicação de responsável para contato (nome, e-mail e telefone);
- Declaração de aceitação das Políticas Institucionais.
12. Processo de seleção
As propostas serão analisadas com base nos critérios de:
- Conformidade com os documentos do projeto;
- Qualificação e experiência da empresa/organização e da equipe;
- Melhor relação Técnica e Preço.
A Habitat Brasil poderá realizar reuniões de aproximação com proponentes cujas propostas melhor atendam aos critérios técnicos e operacionais, avaliando também aspectos qualitativos como alinhamento institucional, sensibilidade ao tema social e histórico de parcerias.
A seleção não se vincula exclusivamente à melhor relação Técnica e Preço, sendo a decisão final da Habitat Brasil baseada na melhor conformidade geral da proposta com os objetivos do projeto.
13. Disposições finais
- O design gráfico dos materiais não será responsabilidade da consultoria, devendo os arquivos ser entregues prontos para diagramação;
- Os arquivos devem estar em formato editável (Word, Excel, PowerPoint, etc.);
- A proposta deverá incluir todos os custos necessários para implementação das atividades da consultoria, incluindo ao menos, 2 momentos presenciais em Belém (apresentação do plano e capacitação de educadores);
- Serão priorizadas organizações com atuação comprovada em regiões amazônicas.