Casa da Concórdia

Share this

Projeto inédito de aluguel social para imigrantes em situação de vulnerabilidade

Fevereiro, 2025

A crise migratória global tem impactos significativos nas cidades brasileiras, e a capital pernambucana não é exceção. Para enfrentar esse desafio, a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com o Fundo FICA, lança a Casa da Concórdia, uma iniciativa inovadora de Aluguel Social voltado a imigrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade.

O projeto prevê a requalificação de um imóvel subutilizado no centro da cidade para oferecer moradia digna e acessível a cerca de 30 imigrantes, garantindo um ambiente seguro e adequado para sua integração na sociedade. Para isso, o projeto contou com a doação do imóvel e terá o apoio de universidades para o desenvolvimento da intervenção arquitetônica, que resultará na entrega de seis apartamentos para aluguel social a imigrantes selecionados com base em critérios de vulnerabilidade. As obras terão início em abril, com conclusão prevista para novembro de 2025.

A iniciativa inclui, ainda, um plano de acompanhamento social, oferecendo apoio na regularização documental, aprendizado do português e inserção no mercado de trabalho. Com um orçamento estimado de US$200 mil, o projeto também visa influenciar políticas públicas, incentivando soluções sustentáveis para habitação social no Brasil.

Um modelo replicável e de impacto social

O projeto busca oferecer soluções concretas para um problema crítico: a falta de moradia adequada para imigrantes que, muitas vezes, vivem em situações precárias, sujeitos a despejos e violências. O modelo de Aluguel Social pretende não apenas atender a um grupo inicial de beneficiários, mas servir como referência para outras cidades brasileiras.

Segundo Mohema Rolim, gerente de Programas da ONG Habitat Brasil, a questão da moradia digna precisa ser encarada como de fato é: um direito básico que vem sendo negligenciado. “Acreditamos que esse projeto tem potencial para transformar vidas, proporcionando segurança e estabilidade para que os imigrantes possam reconstruir suas trajetórias partindo de um pressuposto básico: uma moradia digna”, disse.

“Além de ter como objetivo a construção de autonomia das famílias, a Casa da Concórdia visa a disseminação da Locação Social como uma política necessária nas grandes cidades como Recife, ao ofertar o acesso à habitação bem localizada para quem não consegue acessar a casa própria e precisa de acompanhamento social,” completou Simone Gatti, diretora presidente do Fundo FICA e Fundo FUA.

Acompanhe as novidades do projetos por nossas redes sociais da Habitat Brasil e do Fundo FICA.