Reforma de moradias em Eldorado do Sul avança com Habitat Brasil

Share this

Nova fase do projeto reforça o compromisso das organizações com a reconstrução e a dignidade das famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Família de Eldorado do Sul recebe melhorias habitacionais durante ação da Habitat Brasil e Gerando Falcões após enchentes no Rio Grande do Sul.

A reforma de moradias em Eldorado do Sul segue avançando com o trabalho conjunto da Habitat para a Humanidade Brasil e da Gerando Falcões. Nesta nova etapa, a parceria vai reformar mais 50 casas na cidade, beneficiando famílias que tiveram suas residências danificadas pelas fortes chuvas de 2024. A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2026, encerrando a segunda fase do projeto, que já havia restaurado outras 50 moradias na região.

As melhorias incluem reparos estruturais, elétricos e hidráulicos, além de pintura e substituição de portas, janelas e telhados comprometidos. Além disso, as ações fazem parte do projeto de Resposta a Desastres Socioambientais da Habitat Brasil, que atua em Eldorado do Sul e em bairros vulneráveis de Porto Alegre desde o início da reconstrução pós-enchentes. Com isso, as famílias passam a viver em casas mais seguras e resistentes a novos eventos climáticos.

“O projeto em curso de mais 50 melhorias habitacionais resilientes na Vila Costaneira, em Eldorado do Sul é uma resposta aos desastres que afetaram a região no ano passado. Cada intervenção busca aumentar a segurança e a resistência das casas, oferecendo melhores condições de moradia e fortalecendo nosso compromisso com a causa da moradia segura e resiliente”, explica Mohema Rolim, gerente de Programas da Habitat Brasil. 

Eldorado do Sul foi um dos municípios mais afetados pela crise climática no estado. Segundo dados da Fundação João Pinheiro (2023), mais de 37% dos domicílios urbanos apresentam algum tipo de inadequação habitacional. Por isso, a continuidade da reforma de moradias em Eldorado do Sul representa um passo importante para reconstruir comunidades e garantir o direito à moradia digna e resiliente.