Na Habitat para a Humanidade Brasil, acreditamos que todas as pessoas têm direito a uma moradia digna. Por isso, no mês que celebra o orgulho das pessoas LGBTQIA+, queremos potencializar as vozes que lutam por direitos de existir sem medo, mas também de morar com segurança e dignidade.
A campanha LGBTQIA+Moradia nasce para afirmar que a moradia digna é um direito de todes – e construir cidades justas passa por garantir moradia digna e segura para a população LGBTQIA+!
Este é um convite à reflexão e à mobilização de pessoas que compreendem que a moradia é porta de entrada para outros direitos. Para começar essa conversa, é preciso entender que:
1. A moradia digna é fundamental para proteger vidas LGBTQIA+
Muitas pessoas LGBTQIA+ são expulsas de casa, sofrem violência doméstica ou enfrentam discriminação no mercado de aluguel e crédito habitacional. Sem acesso à moradia segura, seus direitos são sistematicamente violados.
2. Cidades inclusivas começam com políticas habitacionais que reconhecem a diversidade
Planejar políticas públicas de habitação deve levar em conta a realidade de grupos historicamente excluídos – entre eles, a população LGBTQIA+. Isso significa ampliar o acesso a programas sociais, financiamento habitacional e regularização fundiária com recorte de gênero e orientação sexual.
3. A exclusão habitacional é um reflexo do preconceito estrutural
Pessoas LGBTQIA+ negras, trans e travestis estão entre as mais vulnerabilizadas do país, vivendo em ocupações precárias, em situação de rua ou em moradias insalubres. A luta contra a LGBTfobia também se faz no território, nas comunidades, nas políticas urbanas.
4. Moradia digna fortalece a autonomia, os vínculos e a cidadania
A garantia de um lar seguro possibilita que pessoas LGBTQIA+ construam suas redes de afeto, tenham estabilidade emocional e econômica e participem plenamente da vida social e política de suas comunidades.
Por isso, para transformar realidades, precisamos construir juntes cidades mais justas, onde a diversidade tenha lugar, teto e dignidade. Defenda o direito à moradia para todes – sem exceção!
🏠🏳️🌈
Compartilhe essa mensagem nas suas redes e se some à campanha LGBTQIA+Moradia!
🏳️🌈 Você topa fazer parte de uma campanha pela dignidade? 🏠 Seja também uma voz a ecoar essa mensagem!
Grave um vídeo curto respondendo à pergunta-mote da campanha “E se ser quem você é te deixasse sem lar?“.
Manda pra gente um vídeo respondendo à pergunta, com sua vivência, sua indignação, sua esperança. Junte-se a nós para mostrar que a luta por moradia digna também é uma luta LGBTQIA+.
Envie para o @habitatbrasil no Instagram!
Em parceria com a @velcrochoque, coletiva que atua com dissidências de gênero e sexualidade no espaço urbano, desenvolvemos uma série de lambes que podem ser colados nas ruas, compartilhados nas redes ou impressos onde desejar. Para baixar, basta clicar no botão abaixo e realizar o download gratuitamente.
