Nós, da Habitat para a Humanidade Brasil, parte da rede Habitat For Humanity lamentamos a morte do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. Verdadeiros defensores da habitação decente, ele e Rosalynn Carter doaram sua liderança e tempo todos os anos para construir e melhorar casas com a Habitat em todo o mundo.
O ex-presidente Carter faleceu pacificamente neste domingo, 29 de dezembro, em sua casa em Plains, Geórgia, EUA, cercado por sua família.
“Como defensor dos direitos humanos, Carter se envolveu diretamente em ações de construção de moradias em vários países como voluntário da Habitat para a Humanidade. Mobilizava aliados, recursos e chamava atenção para a necessidade de superar as desigualdades através da moradia”, relembra Socorro Leite, Diretora Executiva da Habitat para a Humanidade Brasil.
“Estamos profundamente tristes com o falecimento do ex-presidente Carter e nossas orações estão com a família Carter”, disse Jonathan Reckford, CEO da Habitat for Humanity International. “O ex-presidente e a Sra. Carter começaram a trabalhar como voluntários na Habitat for Humanity perto de sua casa no sudoeste da Geórgia, há mais de 40 anos. Rapidamente chamaram a atenção para a necessidade global de habitação digna e acessível. Estamos gratos pelo incrível impacto que os Carters tiveram na Habitat e nas famílias que beneficiaram do seu exemplo brilhante. Os Carters estabeleceram a Habitat for Humanity e seu legado continua vivo em todas as famílias que servimos em todo o mundo.”
Depois de deixarem a Casa Branca, os Carter procuraram formas significativas de continuar o seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos básicos. Eles foram voluntários pela primeira vez na Habitat for Humanity em Americus, Geórgia, que fica perto de sua casa na cidade de Plains, em março de 1984. Mais tarde naquele ano, os Carters se juntaram aos voluntários da Habitat no Lower East Side da cidade de Nova York para reformar um prédio abandonado, parceria com famílias que precisam de moradia a preços acessíveis. Essa viagem marcou o primeiro Projeto Carter da Habitat for Humanity (mais tarde chamado de Projeto Jimmy e Rosalynn Carter).
Todos os anos, desde então até 2019, os Carters têm se voluntariado com a Habitat para construir ou melhorar casas junto com os proprietários, tanto em comunidades nos Estados Unidos quanto em todo o mundo. Além disso, o ex-presidente Carter atuou no conselho de administração internacional da organização de 1984 a 1987.
“Acredito que cada ser humano tem dentro de si o desejo de ajudar os outros e de partilhar algumas das suas bênçãos com aqueles que mais precisam delas”, disse o ex-presidente Carter.
Jimmy Carter, ex presidente dos estados unidos e honorável voluntário da Habitat for Humanity
“A Habitat for Humanity abriu a porta para que minha esposa e eu, assim como centenas e milhares de outras pessoas, fizéssemos isso. O Habitat torna mais fácil ajudarmos e trabalharmos lado a lado com alguém que talvez nunca tenha tido uma habitação digna. Não participei de nenhum projeto da Habitat que não me emocionasse, me encorajasse e me fizesse chorar.”
Ao mesmo tempo que inspiraram milhões de pessoas nas últimas três décadas, o antigo Presidente e a Sra. Carter trabalharam com mais de 108.000 voluntários em 14 países para construir, renovar ou reparar 4.447 casas. Desde a sua fundação em 1976, a Habitat atendeu mais de 62 milhões de pessoas em todo o mundo.
Em 2016, a Habitat nomeou o ex-presidente e a Sra. Carter como os primeiros “Humanitários da Habitat” por sua extraordinária dedicação e serviço, consistente com a visão da Habitat de um mundo onde cada pessoa tenha um lugar decente para viver.
A Habitat for Humanity celebrará a vida de serviço do ex-presidente Carter com observâncias locais. Para saber mais ou compartilhar uma homenagem, visite habitat.org.
Para ver fotos e vídeos do ex-presidente e da Sra. Carter trabalhando como voluntários na Habitat for Humanity, clique aqui.