Rede OHIS

Share this

Rede de Organizações de Habitação de Interesse Social

Se ainda restava alguma dúvida, a pandemia da COVID-19 consolidou o entendimento de que o acesso a uma moradia adequada é um ponto fundamental para uma pessoa ter saúde, segurança e qualidade de vida.

Apesar de historicamente o poder público não ter priorizado as reformas habitacionais para a população de baixa renda, nos últimos anos começou a florescer no Brasil um ecossistema de empreendedores e organizações sociais interessados em fazer essa agenda avançar.

A Vivenda e a Habitat para a Humanidade Brasil, duas organizações pioneiras e líderes neste campo, mapearam cerca de 50 organizações no país dedicadas ao tema. Diante do contexto desafiador da pandemia, mobilizaram negócios de impacto e organizações sem fins de lucro que promovem melhorias habitacionais e criaram a Rede de Organizações de Habitação de Interesse Social, ou simplesmente Rede OHIS.

Desde o mês de maio de 2020, quando a pandemia começava a crescer de forma exponencial no país, Habitat Brasil e Vivenda tem se reunido com essas organizações para discutir estratégias, para capacita-las, para oferecer oportunidades de acesso a crédito justo para os negócios e para as famílias atendidas, e para executar obras distribuídas pelos diversos estados onde a Rede OHIS está presente.

Objetivo da Rede OHIS

O objetivo da Rede é qualificar e potencializar o mercado de reformas habitacionais para famílias de baixa renda no Brasil, por meio de uma rede que permita a interação entre os diferentes atores do mercado, implantando soluções que contribuam significativamente para a diminuição do déficit habitacional qualitativo no Brasil.

Confira no mapa as organizações que fazem parte da Rede OHIS:

Integrantes da Rede OHIS

1 (2)

Apoio Institucional