Perguntas Frequentes

I. A Habitat para a Humanidade Brasil:

a) Quem é a Habitat para a Humanidade Brasil?
A Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que trabalha para a promoção da moradia adequada para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Integra a rede global Habitat for Humanity, fundada nos EUA e presente em mais de 70 países.

b) Quais os principais apoiadores da Habitat?
A Habitat para a Humanidade Brasil possui mais de 25 parceiros, entre eles Bloomberg, Caixa Econômica Federal, Cities Alliance, Dow, Igreja Metodista, Metlife, P&G e governo federal do Brasil.

c) Qual a missão da organização?
A Habitat para a Humanidade incentiva as pessoas a construírem, em um esforço conjunto, casas, comunidades e esperança, procurando assim transformar o amor de Deus em ação.

d) Qual a visão da Habitat?
Um mundo onde todos tenham um lugar adequado para morar.

II. A atuação da organização

a) Como a Habitat atua?
A Habitat Brasil apoia o empoderamento de famílias e o desenvolvimento de suas comunidades, através de ações de construção, reforma e melhoria de casas, além do acesos à água em regiões de seca. A organização ainda realiza oficinas, capacitações, campanhas de sensibilização e ações de fortalecimento comunitário, que visam empoderar famílias, organizações da sociedade civil e sociedade de forma geral para a causa da moradia. A Habitat Brasil também participa de espaços de discussão de políticas públicas que possibilitem o acesso à moradia adequada e acessível para todos. Para realizar suas ações, a Habitat Brasil conta com a parceria de governos, fundações, empresas, a doação de pessoas e o engajamento de voluntários.

b) Quais são os projetos de melhorias das condições de moradia?
Os principais programas e projetos da organização são: Produzindo Moradia Adequada, em que é habilitada pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida Entidades em Pernambuco, Ceará, Goiás e Tocantins para a construção de casas completas; Habitat na Comunidade, que visa proporcionar um lugar seguro e saudável para famílias na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, por meio de reformas. Já os projetos Meio Ambiente Seguro e Sustentável e Água para Vidas não se baseiam em reformas, mas em ações cruciais para a melhoria da qualidade de vida das famílias. O primeiro visa promover a conscientização ambiental e contribuir com a ampliação das áreas verdes de comunidades de baixa renda na cidade do Recife (PE). Também em Pernambuco, o Água para Vidas constrói cisternas e mecanismos de captação de água da chuva, além de realizar capacitações em manejo adequado da água para famílias vivendo em situação de extrema pobreza, sem acesso à água potável.

c) Qual a atuação da Habitat para incidir em políticas públicas?
A entidade atua ativamente nos espaços de discussão de políticas públicas, elaborando e defendendo propostas de mudanças em políticas e sistemas que assegurem o direito à cidade para populações mais vulneráveis e possibilitem o acesso à moradia adequada e acessível para todos. Além disso, também realiza campanhas de sensibilização da sociedade e fortalece a capacidade de atores sociais que atuam pelo direito à cidade e à moradia adequada.

d) Quais são as ações que a Habitat realiza com voluntariado?
A Habitat Brasil atua com voluntários que promovem mutirões para melhorias de casas em comunidades, ministram capacitações e palestras para beneficiários, e oferecem até apoio profissional em seus escritórios. Algumas destas atividades incluem tradução, apoio na divulgação de campanhas e captação de recursos, que podem ser feitas de casa. Já no voluntariado corporativo as empresas destinam recursos para a Habitat para a Humanidade Brasil e realizam ações de voluntariado com suas equipes para reforma de casas. A Habitat para a Humanidade Brasil ainda recebe grupos de voluntários de diversas partes do Brasil e do mundo para reformarem casas ou construirem cisternas para famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo assim o encontro de diferentes realidades e um intercambio entre culturas transformador para ambas as partes.

e) Quais os principais resultados da Habitat para a Humanidade Brasil?
Em 25 anos no Brasil a Habitat para a Humanidade já desenvolveu projetos em 11 estados, impactando a vida de mais de 76 mil pessoas. Milhares de voluntários já apoiaram as iniciativas da organização e mais de 25 parceiros apoiam financeiramente a organização.

III. A Habitat e seus beneficiados:

a) Quem pode participar dos projetos da Habitat Brasil?
As famílias participantes dos projetos são selecionadas com o apoio de lideranças e organizações locais das comunidades onde Habitat atua e a partir de critérios, como a existência de crianças e idosos na residência, casas com mulheres chefe de família e também pela situação de precariedade do imóvel habitado.

b) A Habitat Brasil cobra das famílias pelas construções ou reformas realizadas?
Os projetos que envolvem construção de casas são realizados a partir dos programas habitacionais. Atualmente ascasas são construídas pelo Minha Casa Minha Vida e as famílias pagam ao governo umaparcela proporcionala sua renda familiar.

Já os projetos de reformas, as famílias arcam com um valor entre 30% e 100% da reforma, dependendo de suas condições financeiras, como forma de gerar comprometimento e beneficiar outras pessoas no futuro. Para isso, é feito um trabalho prévio de análise e diagnóstico, de forma a chegar à solução que melhor atenda às necessidade daqueles beneficiados.  A Habitat Brasil acredita que a transformação de vida passa por um esforço conjunto, por isso constrói ações sempre com apoio das famílias, comunidades, movimentos e organizações sociais, empresas, doadores e voluntários.

c) Acho que aqui falta uma pergunta que sempre nos fazem: conheço uma família que precisa muito de ajuda, como ela pode se inscrever para ser ajudada por Habitat?
Com melhorias habitacionais, Habitat Brasil pode beneficiar famílias que vivam nas comunidades onde tem projeto em atuação e que estejam dentro dos critérios específicos. Hoje, as comunidades são: 

– Em São Paulo (SP): Heliópolis

Habitat tem um plantão de atendimento na comunidade de Heliópolis, que recebe inscrições dos interessados ao longo do ano, dando início ao processo de análise social e diagnóstico técnico da moradia.

– Em Recife (PE): Bomba do Hemetério, Alto Santa Terezinha e Alto do Pascoal.

– Em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (BA): Vila Esperança

Nessas comunidades, o melhor a fazer é procurar a liderança ou associação de moradores local e demonstrar interesse. Sempre que houver nova seleção de famílias, uma ampla divulgação é feita na comunidade, e as famílias podem então se inscrever para participar.